Deputada vota sim, e autistas e deficientes terão isenção do IPVA em 2022

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
17/12/2021 14:30 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Valeria Bolsonaro

Compartilhar:

Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280539.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira (15/12), ocorreu na Alesp a sessão extraordinária realizada para votação do Projeto de Lei 868/2021, que aumenta o parcelamento do IPVA para até cinco vezes em 2022. O projeto também isenta deficientes e pessoas com transtorno do espectro autista, de grau moderado, grave ou gravíssimo, do pagamento do imposto. A deputada estadual Valeria Bolsonaro (PRTB) votou sim, fazendo questão de ressaltar que esse direito havia sido retirado pelo Governador João Doria no PL 529/2020.

Valeria pontua que a aprovação da Lei é uma correção do absurdo que estava havendo, uma vez que a legislação só concedia a isenção do IPVA para aquelas com grau severo ou profundo. Com a mudança, mais pessoas poderão ser beneficiadas. A condição terá que ser comprovada por avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. Caso alguma fraude seja detectada durante o processo de isenção, será cobrada multa no valor do imposto com juros relativo aos anos em que o indivíduo foi isentado da cobrança.

"Parabéns aos deputados que entendem todas as dificuldades e necessidades de uma pessoa com deficiência ou autismo. Não cabe a nós julgarmos grau de deficiência, como fez o Governador, nosso dever é criar mais possibilidades para que eles se insiram na sociedade e sejam cada vez mais respeitados e capazes de desenvolver suas atividades. Fico muito feliz que eles terão este importante direito de volta", destacou a parlamentar.

Sobre a ampliação do parcelamento do IPVA, Valeria aponta como uma medida necessária, pois, no último ano, os carros usados se supervalorizaram, encarecendo o imposto.

"Hoje os preços aumentaram, houve uma valorização global dos produtos o que dificulta as condições de pagamento por parte da população. O parcelamento é uma forma de amenizar os gastos e dar um fôlego para o bolso no paulista", destacou.


alesp