Apresentação da carteira de vacinação para matrícula escolar é lei desde 2020 no Estado de São Paulo
21/01/2022 18:01 | Legislação | Leonardo Ferreira

Aprovada pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa de São Paulo, e sancionada pelo Executivo, a Lei 17.252/2020 exige a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula em todas as escolas públicas e privadas do Estado.
De acordo com a lei, a carteira deve estar atualizada com todas as vacinas obrigatórias, de acordo com o Calendário de Vacinação da Criança e com o Calendário de Vacinação do Adolescente, em consonância com as disposições do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
A norma, porém, não impede o aluno de se matricular mesmo com a carteira de vacinação desatualizada. Neste caso, a situação deverá ser regularizada em um prazo máximo de 60 dias, pelo responsável, sob a pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar para providências. Só será dispensado da vacinação obrigatória o estudante que apresentar atestado médico de contraindicação explícita da aplicação da vacina.
A lei surgiu a partir de um projeto apresentado pelo deputado Professor Kenny (PP) em 2019. Segundo o parlamentar, a iniciativa veio com a intenção de coibir a disseminação de doenças, como no caso do sarampo, que já estava erradicado pela vacinação, mas acabou voltando a causar mortes.
"O projeto foi criado quando tivemos o surto de sarampo, aproximadamente 8 mil mortes por uma doença que estava erradicada, e por negligência dos pais ela voltou. Apesar deste projeto não impossibilitar a realização da matrícula, ele serve como uma forma de detectar aqueles pais que ou por negligência ou esquecimento acabam deixando seus filhos desprotegidos", disse o deputado.
O parlamentar destacou ainda as medidas tomadas pela legislação. "Quando uma criança é detectada como não vacinada, os pais são avisados, e então tem um prazo para regularizar a situação. Caso não seja cumprido, o Conselho Tutelar é acionado e vai tomar as medidas legais, até que a criança complete seu ciclo vacinal. Agora com a vacinação contra a Covid-19, essa lei vai ser mais uma ferramenta [de apoio a imunização], e de certa forma facilitará o trabalho do governo daqui pra frente", falou.
Covid-19
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), "é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias". Recentemente o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
O Estado de São Paulo iniciou na sexta-feira (14) a campanha de imunização contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, e nesta primeira etapa o Plano Estadual de Imunização recomenda que as 645 prefeituras paulistas priorizem crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. A estimativa é que 850 mil menores nestas condições sejam vacinados de forma prioritária.
Para o governo do Estado, a expectativa é de que todas as crianças paulistas recebam a primeira dose até a primeira quinzena de fevereiro. Segundo a Secretaria da Saúde, a capacidade diária de vacinação pode superar 250 mil atendimentos com adesão maciça da população e disponibilidade de doses.
Notícias relacionadas
- Alesp aprova projeto que exige prescrição médica para venda de óculos
- Lei aprovada na Alesp define regras de proteção a órfãos de feminicídio
- Lei amplia responsabilidade de bares e casas noturnas de SP no combate ao assédio sexual
- Com aval da Alesp, lei que reajusta salário e plano de carreira de professores do Estado é sancionada
- Além de papel fiscalizador, CPIs da Alesp são responsáveis por leis e mudanças de práticas no Estado de São Paulo
- Após aprovação da Alesp, lei que cria a loteria estadual é regulamentada; jogos devem bancar ações assistenciais no Estado
- Após aprovação na Alesp, parlamentares participam de cerimônia de regulamentação da lei sobre produtos artesanais
- Conheça cinco leis aprovadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que buscam combater o alcoolismo
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações