Alesp aperfeiçoa fluxos, e tempo de resposta a pedidos de informação pelo cidadão cai 57%

Medida não gerou custo adicional ao Parlamento e foi possível através do aprimoramento da gestão interna
10/02/2022 17:14 | Legislativo paulista | Leonardo Ferreira - Foto: Larissa Navarro

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Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2022/fg281801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após aperfeiçoamento do fluxo de trabalho e da cultura interna, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conseguiu reduzir para mais da metade (57%) o tempo de resposta a pedidos de informação feitos pela população. Sob a gestão da atual Mesa Diretora, que tomou posse em 15 de março de 2021, os prazos médios de resposta nos serviços de Ouvidoria, SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) e Lei de Acesso à Informação caiu de 37 dias para 16, mesmo com aumento na demanda.

Em 2020, o Parlamento paulista recebeu 428 solicitações de informações. Já em 2021, esse número saltou para 669. Os canais de acesso à informação, disponibilizados pela Alesp, permitem à população o exercício da cidadania, com participação na administração pública.

Em entrevista ao Jornal da Rede Alesp, a assessora técnica da Assembleia Luciana Lao, falou sobre as principais medidas tomadas para a redução nos prazos de resposta pelo Parlamento.

"[Auxiliaram na diminuição do tempo de resposta] a pronta classificação e distribuição das demandas aos grupos respondedores específicos, disponibilização de treinamento, sensibilização das áreas administrativas a respeito da importância do atendimento da solicitação feita pelo cidadão e da observação dos prazos previstos em regulamento, monitoramento das demandas em aberto, com notificações periódicas pelo sistema", disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, celebrou a queda no tempo de resposta à população e destacou o trabalho dos servidores e a aproximação da Alesp com o povo.

"Desde quando assumimos a gestão do Parlamento, uma das nossas prioridades foi aproximar e melhorar a Casa para atender às necessidades do povo, e um dos pontos principais pra isso acontecer é ouvir a população. Reduzimos o tempo de espera das pessoas para obterem informações através de medidas internas, sem aumentar os gastos com dinheiro público. Colocando em prática uma gestão econômica, eficiente e responsável", afirmou Carlão Pignatari.

Serviços

A Ouvidoria foi criada em 2015 para o recebimento de reclamações, dúvidas, sugestões e manifestações relativas à Alesp. Ao receber a demanda, o setor encaminha para a unidade responsável por dar uma resposta ao solicitante e, sempre que possível, buscará uma solução breve para o problema.

Já o Serviço de Informação da Alesp foi criado por Ato da Mesa para atender e orientar o público quanto ao acesso à informação. Ele está em funcionamento oficialmente na Assembleia desde junho de 2020. Por ele, a SGA (Secretaria Geral de Administração) faz a distribuição interna das demandas aos setores administrativos da Alesp para posicionamento e encaminhamento ao público.

Além disso, existe a Lei Federal 12.257/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamenta o direito constitucional de acesso do cidadão às informações públicas.

Como solicitar informações

Para fazer uma solicitação de informação ao Parlamento, basta acessar o portal da Alesp, na aba "Transparência", no menu que fica na parte superior da página, e então clicar "e-SIC/Fale Conosco" que uma nova página irá se abrir com várias opções, inclusive a de criar uma nova solicitação ou acompanhar uma solicitação existente.

Além disso, é possível consultar as informações a respeito do serviço de informações ao cidadão clicando no link: https://www.al.sp.gov.br/alesp/lai/ e escolhendo o período no qual deseja consultar os dados e gerando relatório.


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