Deputado propõe a criação de Bilhete Especial Metropolitano no transporte público para pessoas com deficiências

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
26/05/2022 14:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg287420.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de garantir direitos e facilitar o dia a dia da população com deficiência, o deputado estadual Dirceu Dalben apresentou projeto de lei que cria o BEM (Bilhete Especial Metropolitano). O objetivo é que as pessoas com deficiência tenham um único cartão de isenção das tarifas de transporte público, que possa ser utilizado tanto para linhas metropolitanas como municipais.

"Atualmente, a pessoa com deficiência que necessita transitar entre cidades diferentes precisa ter o cartão metropolitano e, se o trajeto demandar tomar outro ônibus dentro da cidade, é exigido ter um cartão do município que garanta a isenção. Muitas vezes, este benefício só é concedido a moradores da cidade, criando muitas dificuldades justamente para aqueles que mais precisam. A isenção na tarifa do transporte público é um direito das pessoas com deficiência e não é razoável exigir a comprovação de suas necessidades em todo município que precisarem passar", explicou o deputado.

"Este é mais um passo importante na busca da real e efetiva inclusão das pessoas com deficiência", completou.

Acompanhe a tramitação do Projeto de Lei nº 224/2022.

alesp