INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA LANÇA O PROJETO SISPELegis
22/06/2022 12:25 | on-line | Any Ortega
É uma preocupação do Instituto do Legislativo Paulista discutir ideias a respeito de como dinamizar a atuação dos legislativos municipais, em termos de opções para a solução de problemas locais e o encaminhamento de propostas diferenciadas, eficientes, eficazes e inovadoras. Partindo do pressuposto de que ainda há relativamente pouco contato e troca de experiências significativas entre os legislativos municipais, bem como que as escolas do Legislativo têm muito a contribuir nessa área, o ILP desenvolveu o Projeto SISPELegis - Sistema Paulista de Escolas do Legislativo.
É importante destacar aqui o papel criativo das escolas legislativas em um contexto em que o que acontece no âmbito local, nos municípios, conquanto tenha evidentemente suas particularidades que devem ser bem conhecidas e efetivamente consideradas, também decorre dos movimentos da realidade na região, no Estado, no País e no mundo.
No País, as escolas do Legislativo (ou escolas do Parlamento) existem nos níveis federal, estadual e municipal. No caso do Estado de São Paulo, temos o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), criado pela ALESP já há mais de 20 anos, e pouco mais de 40 escolas nas câmaras municipais, o que corresponde a algo em torno de apenas 5% dos municípios paulistas. Além disso, um diagnóstico efetuado pelo Instituto verificou que a distribuição geográfica das escolas das câmaras municipais não é homogênea, se concentrando na verdade nas principais regiões metropolitanas e outras áreas relativamente mais desenvolvidas do território, havendo amplas áreas em que elas não ocorrem.
Pensando neste quadro, o ILP elaborou e está realizando as primeiras experiências para colocar em prática o projeto SISPELegis, que consiste justamente na criação de uma rede colaborativa entre as escolas do Estado, de caráter voluntário e preferencialmente com o apoio da sociedade civil, com o intuito de compartilhar ações educativas na área de formação política, capacitação de quadros legislativos e disponibilização de ideias e soluções inovadoras aplicáveis às políticas públicas municipais.
A intenção é, portanto, que a ALESP possa, por meio do ILP, colaborar com os municípios e suas escolas legislativas, e também incentivar a criação de novas escolas onde elas não existam, bem como fomentar a colaboração entre escolas da mesma região, e que possam enfrentar problemas semelhantes em termos de políticas públicas. Isto pode se dar, por exemplo, com a formação de parcerias a que estamos denominando de "consórcios de escolas legislativas".
Um desdobramento natural desse projeto pensamos que deverá ser a possibilidade de compartilharmos soluções inovadoras e experiências significativas em termos de políticas públicas realizadas localmente, por meio de canais abertos pelas escolas, para que justamente os municípios conheçam o que tem sido realizado pelos outros.
Outra possibilidade, esta a ser pensada em prazo mais longo, seria a criação de um "laboratório de observação" das experiências legislativas em âmbito internacional, por exemplo, na América Latina. Esta iniciativa poderia englobar os integrantes do SISPELegis e as universidades e órgãos de pesquisa, a Comissão de Relações Internacionais da ALESP e órgãos governamentais afeitos ao tema.
Desde já convidamos todas as escolas legislativas e as Câmaras dos municípios paulistas a integrarem o projeto. Para tanto, basta entrar em contato com o ILP, pelo e-mail amortega@al.sp.gov.br .
A proposta do Projeto pode ser acessada na Biblioteca Digital da ALESP, no endereço: https://www.al.sp.gov.br/alesp/biblioteca-digital/obra/?id=24828&__ncforminfo=WZFmlfZvXHcaQRS6gZJUH_a6tpMGVhez7SdrjSHjN_FbygDKeIeoKvi3L1Dp_Cd62weRKKQJSs4qu-deAd6bIaKfak4OUk0u
Notícias relacionadas
- CICLO ILP+IPT DE CIÊNCIA APLICADA, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS INICIA PROGRAMAÇÃO DE 2023
- LANÇADO NOVO NÚMERO DOS CADERNOS DO ILP
- Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promove seu primeiro curso de 2023
- ILP PARTICIPA DO 5º CONEXIDADES E APRESENTA O PROJETO SISPELegis
- ILP DÁ PROSSEGUIMENTO AO PROJETO "SISTEMA PAULISTA DE ESCOLAS DO LEGISLATIVO"
- ALESP e ILP PARTICIPARÃO DO 5º CONEXIDADES
- Avanços socioeconômicos dos municípios paulistas - indicadores sintéticos recentes (IPRS - IDM)
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações