"Desburocratização e transparência": líder do Novo destaca projetos do partido para 20ª legislatura

Léo Siqueira, único representante da bancada na Alesp, detalha bandeiras e princípios do partido
23/03/2023 16:51 | Especial Bancadas | Juliano Galisi, sob supervisão de Cléber Gonçalves | Foto: Rodrigo Costa/Rede Alesp

Compartilhar:

Léo Siqueira toma posse. Rodrigo Costa/Rede Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre todos os partidos representados na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, três deles possuem apenas um parlamentar. O Novo é um desses casos. O economista Léo Siqueira foi o único deputado eleito pela sigla para o Legislativo Paulista. Nestes casos, o parlamentar assume a liderança da bancada de modo automático.

Para Siqueira, a composição unitária não prejudica as pontes de negociação e diálogo do partido com as demais agremiações da Casa. "Atuaremos de forma favorável ao diálogo permanente, trabalhando na construção política de alianças e parcerias. Apoiaremos projetos e iniciativas que respeitem nossos valores e princípios e que visem melhorar a vida do cidadão paulista", afirma o deputado.

De acordo com o parlamentar, as bandeiras do Novo serão guiadas por três eixos temáticos: valorização da educação básica, combate aos privilégios do setor público e valorização do empreendedor. "Sem educação básica de qualidade, os sonhos dos jovens são muito menores. Educação gera mais igualdade de oportunidade e muda vidas. Sobre privilégios, estamos em busca de um Estado enxuto e eficiente. Quanto aos empreendedores, queremos facilitar a vida de quem gera emprego no país. Vamos tratar o empreendedor honesto como herói e não como criminoso", pondera Siqueira.

Léo, por fim, destaca que o papel do NOVO na legislatura estará voltado para a "desburocratização e transparência do poder público".

O Partido

O Novo foi fundado em 2011 e, em 2015, obteve o registro da Justiça Eleitoral. Trata-se, portanto, de uma das agremiações políticas mais recentes do Brasil. O estatuto do partido estabelece que os princípios e causas mais importantes do grupo são a defesa da livre iniciativa e das liberdades individuais.

A Bancada do Novo na atual legislatura é menor do que na anterior, quando disputou as eleições pela primeira vez e somou 693.981 votos, garantindo quatro parlamentares na Alesp. Nas últimas eleições, a votação total foi de 325.622, rendendo ao partido apenas um assento, de acordo com o sistema de representação proporcional.


alesp