Alesp recebe Seminário dos 10 anos das Jornadas de Junho
23/06/2023 16:56 | Seminário | Gustavo Oreb Martins - Foto: Larissa Navarro
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nos últimos três dias, seminários de discussão sobre as manifestações ocorridas em junho de 2013, conhecidas como "Jornadas de Junho". Os eventos foram solicitados e organizados por deputados do PSOL, com o objetivo de debater sobre os efeitos das reivindicações feitas há dez anos.
Os protestos de 2013 começaram com o objetivo de ir contra o aumento das tarifas do transporte público, gerando o emblemático "Movimento Passe Livre", que reuniu mais de 1 milhão de pessoas em manifestações de 388 cidades do Brasil. No entanto, a partir do crescimento da causa, as reivindicações passaram a ir além dos transportes, revelando uma insatisfação geral da população brasileira com a classe política, corrupção e problemas sistemáticos na Saúde e na Educação à época.
O deputado Guilherme Cortez (PSOL) deu início às reflexões. Para ele, aquele mês de junho foi responsável por grandes avanços sociais e progressivos, ao mesmo passo em que trouxe novas maneiras de se propor lutas sociais no Brasil. Mas, simultaneamente, levou à ascensão de movimentos contrários aos pretendidos.
"Depois de dez anos, junho de 2013 não comporta interpretações e análises únicas na sociedade. Na verdade, o que podemos perceber por meio das matérias, especiais e livros organizados em alusão àqueles eventos são divisões de diferentes correntes de pensamento, que se mostram na grande crise democrática brasileira após 2014", declarou Cortez.
Seguindo as discussões, a parlamentar Paula da Bancada Feminista (PSOL) disse acreditar que, mesmo entre todas as contradições que cercam as jornadas de junho, a ideia inicial ainda prevalece, pois as manifestações contrárias, sobretudo no ano de 2015, tinham um público completamente distinto. "Sou fruto do processo político iniciado em Junho de 2013 junto com toda uma geração de ativistas sociais e políticos. Por isso, precisamos defender o legado desse movimento", opinou.
A deputada federal Sâmia Bomfim participou do seminário remotamente e destacou que, em 2013, o contexto internacional era de crise econômica, havendo manifestações de massa semelhantes em vários lugares do mundo, como na Turquia e na Espanha, que podem ter influenciado o Brasil. Além disso, fez questão de destacar a força dos protestos e sua influência: "Antes de 2013, a prática de manifestações de rua estava há muito tempo adormecida, e as Jornadas inspiraram, para o bem e para o mal, a volta da luta do povo brasileiro por condições melhores", completou.
Programação
Os temas abordados nos três dias de evento foram os seguintes:
20 de junho: "Os motores da luta", (com a participação de Matheus Gomes, Maurício Costa e Raisa Guimarães);
21 de junho: "Passe Livre não é só por 20 centavos" (com Camila Lisboa e Carolina Freitas); e
22 de junho: "A esquerda e os rumos de 2023", (com Sâmia Bomfim, Breno Altman e Andréia Galvão)
Notícias relacionadas
- 'Cuidar é político': evento na Alesp defende regulamentação de profissão de cuidador
- Em busca de reconhecimento, síndrome de fibromialgia é discutida em seminário na Alesp
- Juventude expõe na Alesp os impactos da crise climática sobre a saúde
- Na Alesp, fonoaudiólogos abordam valor da linguagem no diagnóstico autista
- Alesp realiza Seminário de Internacionalização para Cidades Médias, em parceria com o Itamaraty
- "Velhice não é motivo para maus-tratos": Seminário na Alesp discute políticas para pessoas idosas
- Encolhimento da indústria paulista vai embasar criação de frente na Alesp
- Alesp sedia Seminário 'Benefícios Fiscais e Impacto da Reforma Tributária no Estado de São Paulo'
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições