Campanha de "Fevereiro Laranja" para conscientizar sobre a Leucemia completa 5 anos agora


15/02/2024 13:19 | Conscientização

Compartilhar:

Image by Freepik<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/I-02-2024/fg318922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O segundo mês do ano traz a campanha denominada "Fevereiro Laranja", que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a Leucemia e a importância da doação da medula óssea.

Essa doença é um tipo de câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções.

Os sintomas da doença são variados, eles podem incluir febre, perda de peso considerável, sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais, dificuldade para respirar, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele como hematomas e até mesmo anemia.

Segundo a diretora da Rede de Hemocentros, as estimativas de compatibilidade para o transplante de medula óssea são de um paciente para cada 100 mil doadores. Por isso a importância de campanhas que incentivem mais pessoas a se cadastrarem como doadores.

Para ser doador de medula óssea, é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e não ter câncer, doença hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. O cadastro é feito exclusivamente nos hemocentros.

No Brasil, a estimativa para o ano de 2023 era de cerca de 11.540 novos casos da doença, conforme segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

No âmbito do Estado de São Paulo, a Lei nº 17.207, de 12/11/2019 instituiu que a campanha de Fevereiro Laranja deverá ser realizada anualmente durante o segundo mês do ano, a fim de conscientizar e estimular ações educativas sobre o tratamento da Leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea. Esta lei está em vigor na Alesp há 5 anos.

alesp