ILP promove debate sobre uso eficiente da água e mudanças climáticas

Ações tecnológicas, educacionais e regulatórias são caminhos para um melhor controle dos recursos naturais; ambientes urbanos são mais afetados pelas alterações de temperatura
07/08/2024 18:57 | Meio Ambiente | Da Redação - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

ILP promove debate sobre Uso Eficiente da Água<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg331841.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento é fruto de parceria entre ILP e IPT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg331842.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a urbanização e as mudanças climáticas, os desafios relacionados à gestão das águas para consumo e ao saneamento se intensificam. Realizado nesta quarta-feira (7), o "Ciclo ILP+IPT de Ciência Aplicada, Tecnologia e Inovação em Políticas Públicas 2024: A Importância de se Incluir o Uso Eficiente de Água nas Políticas Públicas e nas Ações da Sociedade" recebeu palestrantes para debater o tema e propor soluções relacionadas ao uso eficiente das águas.

O evento é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com a finalidade de fomentar o debate dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6 (Água e Saneamento), nº 3 (Saúde e Bem-Estar) e nº 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Mudanças climáticas

Para o doutor em Engenharia Civil na área de Saneamento e Meio Ambiente, Luciano Zanella, as alterações climáticas representam uma ameaça cada vez maior ao sistema hídrico, principalmente em ambientes urbanos e de alta densidade populacional.

"As mudanças climáticas, que já estão nos impactando, mudam os regimes de chuva, trazendo tempestades muito intensas e grandes períodos de estiagem, o que complica a gestão das águas para abastecimento urbano", explicou Zanella, a respeito da irregularidade das chuvas.

Estratégias

Segundo a análise de soluções apresentada no evento, ações que buscam o aumento da eficiência no uso da água devem focar em atingir a escala municipal a partir de ações regionais.

Assim, os dados sobre a segurança hídrica de uma região são coletados mais facilmente, desde o desempenho dos resultados de prestação de serviços hídricos, até indicadores de desempenho dos sistemas de escoamento.

"É necessária a construção de planos municipais integrados com os planos governamentais de segurança hídrica, estipulando metas e investindo na fiscalização para proteger, preservar e recuperar os recursos naturais", disse a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Alexandra Facciolli, sobre a importância no alinhamento dos planos de segurança hídrica.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp

alesp