Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta Carmina Burana

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
26/08/2024 12:49 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Orquestra Sinfônica de PiracicabaFoto:Nanah DLuize<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2024/fg333100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo fim de semana, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) interpreta uma das maiores obras da música clássica: "Carmina Burana", de Carl Orff, que reúne mais de 200 músicos, dois coros e três solistas. As apresentações acontecem no sábado (24), às 18h, no palco externo do Teatro do Engenho, e no domingo (25), às 10h50, na Sala São Paulo, a principal casa de espetáculos da América Latina.

"Carmina Burana" foi composta por Carl Orff em 1936, durante a Segunda Guerra Mundial, e estreou em Frankfurt, em junho de 1937. Ela foi baseada em uma coleção de poemas e textos medievais e tornou-se uma das composições mais populares do século 20, por ser utilizada em trilhas sonoras de filmes, comerciais de televisão e eventos esportivos.

Os poemas refletem a diversidade da vida e tratam de uma variedade de temas, desde o amor e a natureza, até a crítica social e religiosa. O trecho mais popular é o que abre e encerra a obra, "Fortuna Imperatrix Mundi" (Fortuna, Imperatriz do Mundo), conhecido como O Fortuna, que aborda a roda da fortuna, representada como uma imperatriz que governa o mundo.

"Carmina Burana é uma obra em que a música se une à poesia e a energia dos artistas", diz o maestro Knut Andreas. "É atemporal e amada pelo público mundial. Será um presente para os sentidos, celebrando a união de vozes e talentos em um espetáculo memorável para a OSP e para a cidade", declara o maestro alemão, também diretor artístico e regente titular da OSP.

PARTICIPAÇÕES

Para a apresentação em Piracicaba, que comemora os 257 anos da cidade, a regência é do maestro Parcival Módolo. A orquestra será acompanhada pelo Coro Mergulho Musical, do Instituto Atlântico de Ensino, regido por Cleiton Henrique de Souza, composto por 30 crianças. Na área externa do Teatro do Engenho será montada uma tenda com iluminação especial. As cadeiras serão ocupadas por ordem de chegada, sem a necessidade de retirada de ingressos.

Na Sala São Paulo, o concerto integra a série Matinais, e será regido pelo maestro alemão Knut Andreas. Participam 55 cantores do Coro Infantil da Osesp, conduzido por Erika Muniz. Neste caso, os ingressos (limitados a dois por pessoa) têm distribuição gratuita a partir das 12h desta segunda-feira (19), pela internet (salasaopaulo.byinti.com). Quem não conseguir o ingresso online, 1h antes haverá uma fila de espera na Bilheteria do 1o subsolo - lugares limitados, sujeito à lotação da casa.

O Coro Universitário Mackenzie, composto por 76 cantores, participa das sessões em Piracicaba e em São Paulo. Além disso, são convidados das duas apresentações os solistas Maria Sole Gallevi (soprano), Wilian Manoel (tenor) e Johnny França (barítono).

O concerto em Piracicaba é promovido por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. O patrocínio diamante é da Caterpillar e o patrocínio prata é da Drogal, Hyundai e Phinia, além do apoio das secretarias municipais da Ação Cultural e de Educação. São parceiros a Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Rádio Jovem Pan, Rádio Educativa FM, MegaBilheteria, Monte Sul e Padaria do Vovô. O concerto na Sala São Paulo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, oriundo da emenda parlamentar n.º 202427953910, de autoria do deputado Luiz Claudio Marcolino.

SERVIÇO

Camina Burana, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba

Sábado (24), às 18h, no palco externo do Teatro Municipal Teatro Erotídes de Campos (Av. Dr. Maurice Allain, 454, Piracicaba);

Domingo (10), às 10h50, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo)

Informações:

- facebook.com/sinfonicapiracicaba

- instagram.com/sinfonicapiracicaba

- www.osp.art.br

alesp