Deputado participa de evento na Alesp de Peregrinação da Cruz da Primeira Missa no Brasil

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/04/2025 15:26 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Deputado Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 15 de abril de 2025, o deputado Gil Diniz (PL) participou de uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), organizada pelo deputado Danilo Balas (PL), em honra à Peregrinação da Cruz da Primeira Missa no Brasil, marcando os 525 anos da primeira celebração eucarística em território nacional, realizada em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, Bahia. A cerimônia reuniu autoridades, clérigos e fiéis para celebrar a histórica cruz, símbolo da chegada da fé cristã ao país. O evento, parte do Ano Jubilar de 2025, reforça a centralidade da Igreja Católica na formação cultural e espiritual do Brasil.

A cruz, peça venerada e preservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, é um dos poucos vestígios materiais da Primeira Missa, celebrada pelo frei Henrique de Coimbra durante a expedição de Pedro Álvares Cabral. Sua peregrinação, organizada pelo Movimento Brasil com Fé, pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e pelo Instituto Redemptor, percorre o Brasil até 27 de abril, evocando o momento em que a Eucaristia foi introduzida em solo brasileiro. A iniciativa também comemora os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas em 1825, destacando a herança compartilhada entre os dois povos.

A Primeira Missa, descrita nas crônicas de Pero Vaz de Caminha, marcou o início da influência da Igreja Católica no Brasil, que se tornou pilar na construção da identidade nacional. Ao longo de cinco séculos, a Igreja moldou a educação, a assistência social, a arte e os valores éticos da sociedade brasileira, com missões jesuíticas, ordens religiosas e a fundação de instituições que persistem até hoje. A presença católica, enraizada desde 1500, continua a inspirar iniciativas de promoção da dignidade humana e da justiça social, como destacado durante a solenidade.

A programação em São Paulo incluiu uma missa solene na Catedral da Sé, uma procissão ao Pateo do Collegio ? local da fundação da cidade por jesuítas ? e visitas à Fiesp e ao Palácio dos Bandeirantes. A peregrinação da cruz segue para outras cidades, com encerramento em Santa Cruz Cabrália, onde será celebrada a memória dos 525 anos da Primeira Missa. O evento reforça o compromisso com a preservação da fé católica como fundamento histórico e espiritual do Brasil, conectando gerações em torno de um legado de esperança e devoção.


alesp