Com foco na saúde mental da categoria, Dia dos Médicos Veterinários é celebrado na Alesp

Organizado pelo deputado Rafael Saraiva (União), ato solene destacou importância do cuidado e bem-estar dos médicos veterinários diante dos desafios emocionais e profissionais que enfrentam diariamente
10/09/2025 17:38 | Valorização | Fernanda Franco - Fotos: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Ato solene ocorreu no auditório Franco Montoro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Rafael Saraiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352295.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniela Pontes Chiebao - presidente CRMV-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352296.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Ingrid Bueno Atayde - representante do CFMV<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Veterinários e representantes da categoria se reuniram, na noite desta terça-feira (9), em um ato solene para celebrar o Dia do Médico Veterinário na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O ato solene foi proposto pelo deputado Rafael Saraiva (União).

"Hoje é dia de reconhecer uma classe profissional que lida não só com a ciência mas com a saúde, amor, respeito e cuidado aos animais. Todo trabalho que eu realizo é por causa do apoio dos veterinários, que são fundamentais para a sociedade", afirmou o parlamentar.

Saraiva também ressaltou que a causa animal há muito tempo deixou de ser apenas o cuidado com os animais e passou a ser vista como uma questão de saúde pública. "Atualmente já se fala de saúde única inclusive, reforçando a importância de equilibrar o cuidado com as pessoas e com os animais".

Profissão multifacetada

"Os médicos veterinários são profissionais da saúde", resumiu a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária em São Paulo (CRMV-SP), Daniela Pontes Chiebao. Muito além da experiência da clínica e dos animais de companhia, eles também atuam com animais de produção, segurança alimentar, inspeção de alimentos e controle, reivindicação de zoonoses, entre outras frentes de trabalho. "Nossa formação é super abrangente. Por isso a falta de reconhecimento do impacto da profissão na saúde é um desafio que a gente tem enfrentado ", apontou.

Saúde mental

Mesmo sendo profissionais que desempenham diversas funções na sociedade, os médicos veterinários ainda carecem de políticas públicas, reconhecimento e valorização profissional - fatores que afetam a saúde mental. É o que apontou a representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Ingrid Bueno Atayde Machado, também médica veterinária e psicóloga.

O acúmulo de funções, da administração do negócio ao cuidado com os animais, carga horária extenuante e pressão emocional dos responsáveis pelos pacientes faz com que muitos veterinários negligenciem a própria saúde. "Para que a gente possa ter condições adequadas de vida, nós compartilhamos a responsabilidade com a sociedade. Mas nem sempre conseguimos cumprir com o autocuidado", disse.

Segundo pesquisa de 2023 divulgada na revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), 93% dos médicos veterinários consideram o estresse um dos maiores desafios da profissão e 84% relataram sentir-se ansiosos, deprimidos ou irritados - sendo a eutanásia nos animais um dos maiores desafios da profissão que gera forte desgaste emocional.

Para Daniela, presidente da CRMV-SP, a saúde mental tem que ser trabalhada desde a graduação, durante o exercício profissional, e também pelas entidades que estão envolvidas com a atuação.

Assista ao Ato Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp