Frente Parlamentar ESG define presidentes e conselheiros técnicos de comitês temáticos

A frente foi criada em maio deste ano e é uma parceria da Alesp com o 2i2 International Institute for Social Stability, instituto internacional que atua em projetos de desenvolvimento econômico e social sustentáveis
11/09/2025 15:40 | Reunião | Louisa Harryman - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Frente procura avanço econômico e sustentabilidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex Madureira: diferenciar municípios <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex Salvaia: apresentar projetos de leis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, nesta quarta-feira (10), a segunda reunião da Frente Parlamentar ESG, coordenada pelo deputado Alex Madureira (PL). O objetivo deste encontro foi nomear presidentes e conselheiros técnicos dos comitês setoriais da frente.

Alex Gama Salvaia, secretário-executivo da frente, explica que "os comitês têm a finalidade de começar a discussão entre os setores da economia e apresentar aos deputados minutas e projetos de lei de fomento à agenda ESG no estado de São Paulo". Durante o evento, os nomeados a compor esses comitês assinaram um termo que prevê as competências e as responsabilidades do cargo para difusão da cultura ESG em todos os setores.

Desenvolvimento sustentável e governança

A sigla "ESG" significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) e surgiu no cenário de empresas privadas. Contudo, essa temática avançou para o setor público e passou a discutir a criação de políticas públicas que relacionam avanço econômico e sustentabilidade.

Alex Madureira reforçou a importância de políticas que reconheçam as práticas de desenvolvimento em São Paulo. "Que o Governo do Estado pense em um projeto de lei que diferencie os municípios que têm práticas ESG. Essa provocação tem tudo a ver com a nossa frente parlamentar", completou.

A frente foi criada em maio deste ano e é uma parceria da Alesp com o 2i2 International Institute for Social Stability, instituto internacional que atua em projetos de desenvolvimento econômico e social sustentáveis.

Assista à reunião, na íntegra, em transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de fotos

alesp