Subcomissão da Alesp defende políticas de prevenção para áreas de risco no estado
08/10/2025 18:28 | Moradia | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde desta quarta-feira (8), a primeira reunião da Subcomissão de Políticas para Áreas de Risco. O grupo, coordenado pelo deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), é ligado à Comissão de Habitação, Desenvolvimento e Reforma Urbana (CHDRU) da Alesp. Neste encontro, o parlamentar e a Defesa Civil do estado defenderam a prevenção e a redução de vulnerabilidades para evitar catástrofes.
"Está chegando o período das chuvas e, sinceramente, eu não sei quais são as propostas, o orçamento e as soluções. Vamos conversar com a Defesa Civil, com o Governo para entender o que está sendo feito para sanar esse problema. É melhor atacar a causa do que o efeito, que é o que geralmente é feito, agir depois que acontece. Essa subcomissão quer pensar na causa, para evitar que catástrofes aconteçam", afirmou o deputado.
A diretora da Defesa Civil, major Tatiana Rocha, defendeu a união de esforços entre Executivo e Legislativo para chegar a uma boa solução. "Precisamos reduzir a exposição de pessoas aos riscos inerentes aos eventos climáticos extremos. Isso só pode ser feito com a construção de políticas públicas sólidas. Existe a máxima de que não conseguimos reduzir o evento, então temos que reduzir as vulnerabilidades, para que, quando os eventos acontecerem, não tenhamos perda de vidas e de patrimônio", defendeu ela.
A criação da subcomissão foi aprovada pela CHDRU no último dia 3 de junho e tem o objetivo de diagnosticar as situações de risco geológico e hidrológico no estado. O resultado dos trabalhos será a elaboração de um relatório com uma espécie de banco de dados para subsidiar a criação de políticas públicas. O Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Alesp auxiliará nesse processo.
Políticas públicas
Como exemplos de políticas públicas preventivas, a diretora da Defesa Civil destacou o início da operação do cell broadcast, sistema de alertas que chega aos celulares de todos que estiverem em área de risco e que começou a operar em dezembro de 2024.
A aprovação do PL 868/2024 pela Alesp também representou uma "inovação importante" para o estado, segundo Tatiana. O Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil acelera a distribuição de recursos em caso de emergências climáticas.
Ela citou ainda o montante de R$ 87 milhões previstos na Lei Orçamentária Anual de 2026 para a Defesa Civil. Tatiana pontuou que as emendas parlamentares são importantes para incorporar o orçamento do órgão na compra de equipamentos e em obras de recuperação.
Marco importante
A tragédia de São Sebastião, ocorrida em fevereiro de 2023 e que causou 63 mortes, foi lembrada como um marco nas políticas de prevenção no estado. Segundo Tatiana, desde as chuvas daquele ano, a Defesa Civil já instalou três novos radares, um deles no Litoral Norte, além de sirenes de alerta em nove municípios.
"Teremos mais cinco sirenes até o final do ano e tudo isso serve para dar uma melhor previsibilidade e uma capacidade de alertar as pessoas de forma mais eficiente", explicou a diretora. "A tragédia foi um marco muito grande no mapeamento de risco. Muitas cidades não tinham esse mapeamento e buscaram conosco parcerias para realizar. Estamos construindo essa resiliência nos municípios", completou.
O deputado Dr. Jorge do Carmo reconheceu que a saída definitiva para o problema é a construção de moradias fora de áreas de risco. Entretanto, ele admitiu que essa solução é complexa, demanda muitos recursos e planejamento.
"As áreas já estão ocupadas há muito tempo. Para retirar essas famílias é preciso ter proposta de onde vão construir e quantas moradias serão feitas, para que as pessoas não saiam de lá e vão para um auxílio que não paga um aluguel. E isso o governo também não apresentou. Falta política e comprometimento", afirmou o parlamentar.
O deputado criticou o veto do governador ao PL 82/2022, de sua autoria e que buscava criar o Programa de Remoção Segura e Protetiva, que defendia os direitos de famílias removidas de áreas consideradas de risco.
Assista à reunião, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Em audiência na Alesp, moradores lutam contra privatização de ruas em Santo Amaro
- Audiência pública na Alesp denuncia falta de serviços básicos em ocupações populares na Capital
- Despejo Zero: audiência defende fim de remoções e políticas habitacionais focadas em regularização
- Alesp realiza Audiência Pública para debater desapropriações na Capital
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Solenidade homenageia Marco Nanini, grande ícone do teatro, cinema e da televisão brasileira
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações