Deputada lidera movimento para que interior de SP se comprometa mais com a pauta Antirracista

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
02/12/2025 15:02 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Thainara Faria

Compartilhar:

Thainara Faria e o movimento antirracista <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2025/fg357840.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No total, 13 cidades aderiram ao pacto de combate ao racismo e mais três prefeituras reforçaram o comprometimento assumido nos anos anteriores

Na última quinta-feira, dia 27, na cidade de Matão/SP, foi realizada a cerimônia de adesão ao Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas de 13 municípios do interior do estado de São Paulo através da assinatura da Carta Antirracista, fruto do trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público do Estado de São Paulo. A iniciativa foi implantada pela primeira vez no Vale do Ribeira, por ocasião do Plano Geral de Atuação (PGA). O trabalho é desenvolvido com o apoio do CPDCN (Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), da Comissão de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do mandato da Deputada Estadual Thainara Faria e da Prefeitura Municipal de Matão.

A adesão ao Pacto é uma demonstração do compromisso do Poder Público com a efetivação dos direitos fundamentais por meio do combate ao racismo em suas múltiplas formas.

A deputada estadual Thainara Faria (PT) destacou a parceria com o Ministério Público de São Paulo, e afirmou a importância da atuação conjunta do poder público no enfrentamento ao racismo: "as leis brasileiras que regem as nossas vidas não foram criadas por nós. Este país, durante séculos, esteve submetido a um sistema escravista que até hoje reflete em desigualdade e marginalização. Muito obrigada aos prefeitos, vereadores, procuradores e representantes da sociedade civil por estarem conosco hoje e por mostrarem que aqui somos todos antirracistas".

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Matão, Cido Ferrari (PT), o promotor de justiça do município de Ibitinga, Dr. Thiago Rodrigues Cardin, a promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo com atuação no município de Matão, Dra. Bruna Maria Buck Muniz e o criador do projeto Cidades Antirracistas, Antônio Carlos da Silva Barros.

alesp