
Comissão de Saúde e Higiene - 16ª Legislatura
06/05/2008 - 9ª Reunião Ordinária - Pauta e debate sobre Perícias Médicas
COMISSÃO DE SAÚDE E HIGIENE
Ata da Nona Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Higiene da Segunda Sessão Legislativa da Décima Sexta Legislatura.
Aos seis dias do mês de maio do ano de dois mil e oito, às quatorze horas e trinta minutos, no Plenário "José Bonifácio" da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou-se a Nona Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Higiene da Segunda Sessão Legislativa da Décima Sexta Legislatura, sob a presidência do Deputado Adriano Diogo. Presentes os Senhores Deputados Adriano Diogo, Marcos Martins, Analice Fernandes, Celso Giglio, Marcos Zerbini e Luiz Carlos Gondim. Ausentes os Senhores Deputados João Barbosa, Afonso Lobato e Uebe Rezeck. Havendo número regimental, o Senhor Presidente deu por abertos os trabalhos. Dispensada da leitura, a ata da reunião anterior foi aprovada. O Presidente informou que foram convidados para participar desta reunião para debater os serviços relativos a perícias e licenças médicas para fins de posse, exercício, readaptações e, principalmente para os casos de aposentadoria por invalidez, o Secretário de Estado de Gestão Pública, Doutor Sidney Beraldo e os Diretores do Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME), Doutor Eumir de Souza Cardim Filho e Doutora Carmem Silvia M. Galego Misiara. Informou ainda, que o Secretário de Gestão Pública não compareceu e enviou como seu representante o Doutor Eumir de Souza Cardim Filho. Inicialmente, passou-se à apreciação dos itens da pauta, tendo o Deputado Luiz Carlos Gondim presidido a reunião, nos termos regimentais, durante a votação do item seis: Item 1 - Projeto de lei n.º 88/2007, de autoria do Deputado Valdomiro Lopes, que determina aos órgãos competentes a distribuição gratuita e imediata do medicamento Avastin, sempre que houver sua indicação médica. Foi relator o Deputado João Barbosa com parecer favorável. O Deputado Marcos Zerbini apresentou voto em separado, favorável ao projeto com a emenda apresentada. Aprovado como parecer o voto em separado do Deputado Marcos Zerbini, favorável ao projeto com a emenda apresentada. Item 2 - Projeto de lei n.º 1238/2007, de autoria do Deputado Estevam Galvão, que cria o Programa Boa Visão, para avaliação oftalmológica de alunos matriculados na educação básica e adultos acima de 50 anos. Aprovado o parecer do relator, Deputado Afonso Lobato, favorável à proposição. Item 3 - Projeto de lei n.º 1363/2007, de autoria do Deputado Uebe Rezeck, que autoriza o Poder Executivo a incluir fisioterapeutas nas equipes multidisciplinares e multiprofissionais que executem programas de assistência à saúde no Estado. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Analice Fernandes, favorável à proposição. Item 4 - Projeto de lei n.º 993/2007, de autoria da Deputada Maria Lúcia Amary, que Cria o "Programa de Saúde da Mulher Detenta". Dada ciência do vencido favorável. Item 5 (CONCLUSIVA) - Moção n.º 10/2008, de autoria do Deputado Celso Giglio, que apela para o Senhor Presidente da República a fim de que resulte dos processos de negociação coletiva uma carreira justa e eqüitativa para todos os servidores do Ministério da Saúde. Aprovada conclusivamente a propositura, conforme parecer favorável do relator. Item 6 - Requerimento dos Deputados Adriano Diogo e Marcos Martins solicitando a realização de audiência pública, em conjunto com as Comissões de Educação, Administração Pública, Segurança Pública e Finanças e Orçamento, para debater a campanha salarial unificada do funcionalismo do Estado de São Paulo e o descumprimento pelo Governo do Estado da data-base estabelecida pela Lei n.º 12.391/2005. Concedida vista conjunta, nos termos regimentais, aos Deputados Marcos Zerbini e Marcos Martins. Em seguida, foi concedida a palavra ao Senhor Rinaldo de Novais Gomes, representante do Sindisaúde - Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado de São Paulo, que tratou das negociações salariais em curso e informou que os trabalhadores estavam realizando uma vigília na Secretaria de Estado da Gestão Pública, vigília que se estenderá, segundo ele, até a obtenção de algum resultado concreto. A seguir, o Presidente passou a palavra ao Deputado Luiz Carlos Gondim que fez uma explanação sobre os motivos que o levaram a requerer a realização desta reunião sobre o tema "perícias médicas", fazendo relato de alguns casos que chegaram ao seu conhecimento. Em seguida, foi concedida a palavra ao Doutor Eumir e à Doutora Carmem Silvia. Os dois médicos fizeram explanações sobre os trabalhos do Departamento de Perícias Médicas, falando entre outras coisas, sobre a sua estrutura funcional, quantidade de médicos, quantidade de atendimentos diários, segurança dos médicos-peritos, volume excessivo de documentos a serem arquivados, transferência do Departamento da Secretaria de Saúde para a Secretaria de Gestão Pública, embora os médicos continuem vinculados à Secretaria da Saúde, etc. Fizeram uso da palavra para fazer perguntas aos convidados os Senhores Deputados Marcos Martins, Analice Fernandes, Celso Giglio e Adriano Diogo. A seguir, foi concedida a palavra ao Senhor José Eduardo, que fez um depoimento afirmando que foi nomeado para o cargo de Executivo Público I e, por ser obeso, ainda não obteve aprovação no exame médico admissional além de ter se sentido constrangido pelo médico-perito que o atendeu. O Senhor Presidente questionou os convidado sobre a aplicação da Lei Complementar, 10.412/2008 (que dispõe sobre o vencimento, a remuneração ou o salário do servidor que deixar de comparecer ao expediente em virtude de consulta ou sessão de tratamento de saúde), pedindo que enviem, por escrito, os esclarecimentos sobre como será a sua aplicação no Departamento de Perícias Médicas. Em suas considerações finais, o Doutor Eumir afirmou que a Secretaria de Gestão precisa reciclar os funcionários para que prestem um bom atendimento aos usuários. A Doutora Carmem, em sua fala final, ressaltou que é necessária a criação da carreira de médico-perito. Os Deputados presentes parabenizaram os dois expositores pela competência e dedicação demonstradas. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a reunião, da qual eu, Marisa de Fátima Duque Platero, Agente Técnico Legislativo, lavrei a presente ata, que vai assinada pelo Senhor Presidente e por mim. O completo teor dos trabalhos foi gravado pelo Serviço de Audiofonia da Casa, e uma vez concluída, a transcrição passará a fazer parte integrante desta ata, para todos os fins regimentais. Aprovada em reunião de 20.05.2008.
.
DEPUTADO ADRIANO DIOGO
Presidente
Marisa de Fátima Duque Platero
Secretária
Veja também
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações