Relatório alternativo da CPI das Cavas Subaquáticas ressalta riscos ambientais

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
03/05/2022 12:23 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Maurici

Compartilhar:

Relatório alternativo da CPI das Cavas Subaquáticas ressalta riscos ambientais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286122.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última quarta-feira (27/4), o deputado Maurici (PT) esteve na sede da Procuradoria da República em Santos, para entregar seu relatório alternativo da CPI das Cavas Subaquáticas.

"Nele, apresento os riscos para o meio ambiente e a população, além de todas as irregularidades no processo de licenciamento e construção, da cava no Canal de Piaçaguera, em Cubatão", disse o deputado, que fez um voto em separado, por não concordar com o desfecho da comissão.

"Infelizmente, a CPI não ouviu todos os representantes que deveria e deu pouca importância às análises dos ambientalistas, chegando a uma conclusão que é boa somente para as empresas beneficiadas pela obra", acredita Maurici.

"Esta cava é um verdadeiro lixão tóxico no mar, que vai contra todas as práticas de desenvolvimento sustentável, gerando riscos absurdos para a população e o meio ambiente. Sigo lutando para sua desativação, com tratamento e disposição correta dos resíduos, e para que projetos assim nunca mais se repitam em nosso estado."

O relatório foi entregue ao procurador Antônio Daloia, do MPF, e à promotora Flávia Gonçalves, do MPE, que estão empenhados em investigar o caso. Também estiveram presentes na reunião o ambientalista Jeffer Castelo Branco e o engenheiro Elio Lopes, que depuseram na CPI da Alesp.

alesp