Vacina prioritária para portadores de ELA

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
04/05/2021 13:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Castello Branco

Compartilhar:

Castello Branco <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg266071.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Castello Branco (PSL), por meio da Indicação 1.648/2021, propôs ao governador de São Paulo a inserção no rol dos grupos prioritários referente à vacinação da Covid 19 a inclusão dos portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Na justificativa de sua indicação, o deputado argumentou que a doença é provocada pela degeneração progressiva do primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior da medula espinhal. Esses neurônios perdem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos que dão origem à doença.

Importante registrar que, semanalmente, oito brasileiros são diagnosticados com a doença, cujas células nervosas se quebram, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais essas dão suporte. Portanto, faz-se necessário disponibilizar meios para que o paciente portador de ELA possa dar continuidade ao uso de suas funções cognitivas e sensitivas e maximizar sua qualidade de vida. O portador da doença sofre muito e de forma praticamente insuportável, pois em determinado momento da vida perde a capacidade de cuidar de si mesmo, entre outras dificuldades!

alesp