Audiência discute demissões de professores das universidades privadas


05/07/2019 12:00 | Audiência Pública | Karina Freitas - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Carlos Giannazi, Raquel Felicio e Keuli Leal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Jorge e Celso Napolitano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Jorge, Celso Napolitano e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raquel Felicio e Keuli Leal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Diminuição de investimentos na educação e aumento das mensalidades nas universidades privadas do Estado foram os temas de audiência pública realizada na quinta-feira (5/6), no auditório Teotônio Vilela.

O presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, Celso Napolitano, comentou as demissões de professores com salários mais altos para a contratação de docentes com salários mais baixos, o que segundo ele, teria gerado 300 desligamentos. "Para os alunos, o que acontece é uma diminuição de carga horária e a precarização do ensino. Esses grupos econômicos que visam o lucro não tem nada a ver com o projeto educacional do Brasil, mas sim com arrecadar cada vez mais".

O deputado Carlos Giannazi (PSOL), proponente da audiência pública, mostrou-se preocupado com a postura do poder público em relação a essas empresas. "Esses grupos econômicos são poderosos e financiam deputados, governos e tem muita influência política e econômica. Nós temos que ter uma legislação firme e o MEC precisa controlar. Até porque uma universidade privada é uma concessão pública. Ela não pode fazer isso, tem que ter controle social e estatal em cima desses grupos e dessas universidades privadas", disse o parlamentar que acredita que essas ações geram o rebaixamento do ensino.


alesp