Opinião - O signifacado do Novembro Azul


05/11/2018 18:50 | Atividade Parlamentar | Welson Gasparini

Compartilhar:


A cada hora " eis um dado preocupante - sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, de acordo com as estimativas de incidência do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2018 (68.220 casos/ano). Trata-se, afinal, do tipo de tumor mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma), responsável pela morte de 20% dos pacientes (registrando 14.484 óbitos em 2015).

Para orientar a população, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está realizando, desde o último dia 1º, mais uma edição do Novembro Azul. A campanha, a exemplo de anos anteriores, contará com palestras, ações de esclarecimento nas ruas, live nas redes sociais, veiculação de mídias em transporte público e material informativo no site oficial da SBU: www.portaldaurologia.org.br/novembroazul.

Já no próximo dia 20, representantes da SBU participam do 11º Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, na Câmara dos Deputados, em Brasília - evento que acontece todos os anos para discussão da saúde do homem. Neste ano o tema é "A saúde do homem do campo".

"Hoje em dia não é mais o preconceito com o exame da próstata que afasta o homem do consultório médico, mas o medo de ser diagnosticado com a doença. No entanto, atualmente existem tratamentos conservadores, indicados em casos de doença de baixa agressividade, nos quais não vamos realizar nenhum procedimento, apenas acompanhar a evolução da doença com exames periódicos", afirma o presidente da SBU, Sebastião Westphal.

O recomendado pela SBU é que todo homem, a partir de 50 anos, procure um profissional especializado, para avaliação individualizada. Já os da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar essa prevenção aos 45 anos. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.

Do tamanho de uma castanha e localizada abaixo da bexiga, a principal função da próstata é produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Ao longo da vida a glândula pode desenvolver três doenças: a prostatite (inflamação), a hiperplasia prostática benigna (HPB - crescimento benigno) e o câncer.

A prostatite chega a atingir cerca de 30% dos homens, podendo causar ardor ou queimação ou um desconforto junto ao orgasmo, esperma de cor amarelada, vontade frequente para urinar. A principal causa para a doença são uretrites, como a gonorreia, após relacionamentos com parceiras com infecções ginecológicas e ainda após relação anal sem preservativo. Já a HPB pode atingir cerca de 50% dos homens acima de 50 anos e provoca aumento da frequência urinária diurna, diminuição da força e do calibre do jato urinário, demora para iniciar a micção, sensação de urgência para urinar, entre outros sintomas.

O câncer, por sua vez, não costuma apresentar sintomas em fases iniciais quando, em 90% dos casos, pode ser curado. Apresentar sintomas significa estar numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina ou no sêmen.

Enfim, daí a importância desse benfazejo Novembro Azul. Vale aquela máxima essencial, em se tratando da saúde: "melhor prevenir do que remediar".

Welson Gasparini é deputado pelo (PSDB) e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp