Atendimento de pessoas com mobilidade reduzida no térreo de prédios públicos

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
11/03/2021 15:28 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2021/fg262479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Visando reduzir as dificuldades impostas pela falta de acessibilidade a quem possui mobilidade reduzida, o deputado Dirceu Dalben (PL) apresentou um projeto de Lei que obriga o atendimento de idosos, gestantes, pessoas com deficiência física, dificuldade ou restrição de locomoção, no térreo de prédios públicos ou privados, no Estado de São Paulo, quando não existir equipamento interno adequado que permita o fácil acesso aos pavimentos superiores.

"Ainda que exista legislação obrigando a adaptação de prédios para o acesso de pessoas que possuam alguma necessidade especial, sabemos que ainda não chegamos a um nível adequado no atendimento para essas pessoas. Entendo que muitos prédios, construídos em tempos remotos, deixam de atender os requisitos exigidos e isso precisa ser corrigido para que todos tenham seus direitos exercidos", destacou o parlamentar.

Segundo o PL 126, os prédios públicos deverão providenciar, inclusive, os mesmos equipamentos e materiais necessários para o atendimento (como aconteceria em outro pavimento não acessível) e garantir o acesso à informação ou a prestação dos serviços solicitados pelo interessado, respeitando a dignidade e os direitos de cada pessoa.

O projeto seguirá os trâmites da Casa de Leis, com discussão nas comissões permanentes vinculadas ao tema, para posterior apreciação dos deputados estaduais em sessão plenária.



 

alesp