Orçamento do Estado 2025: audiência pública presidida por deputado reúne centenas de pessoas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/04/2024 18:55 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben em audiência pública do Orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pela primeira vez na história da cidade, Cosmorama sediou uma Audiência Pública do Orçamento do Estado de São Paulo. O encontro regional foi presidido pelo deputado estadual Dirceu Dalben, membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na Câmara de Vereadores, e reuniu centenas de pessoas de toda a região de São José do Rio Preto.

"Foi uma noite para ficar na história. Trouxemos a Alesp para Cosmorama e região. No nome do prefeito anfitrião Bigo (Luis Fernando Gonçalves), do vice-prefeito Juninho Silveira e do presidente da Câmara de Sumaré, vereador Baiano, estendo meus agradecimentos às centenas de pessoas que marcaram presença, deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, presidentes de entidades e associações, representantes e moradores dos diversos municípios", destacou Dalben.

"É muito importante poder ouvir a população e promover a construção de um orçamento participativo. São 645 municípios paulistas para serem atendidos com o orçamento estadual e o nosso objetivo é otimizar e melhorar ainda mais a aplicação destes recursos, com o objetivo de que os investimentos cheguem até as bases em todos os setores que necessitam", completou o presidente da audiência.

Investimentos na educação, qualificação profissional, custeio de ações de proteção animal e obras de infraestrutura foram as principais demandas recebidas. A criação de um centro de referência para o atendimento de crianças neurodiversas na região também foi defendida durante a audiência.

"Com as audiências, ouvindo as reivindicações, conseguimos errar menos e acertar mais! Muitas conquistas já foram possíveis, como a recuperação de vicinais antes intransitáveis, pavimentação de estradas fundamentais para o escoamento agrícola, construção de novas ETECs e FATECs, investimentos na saúde, criação do Programa Dinheiro Direto na Escola, tudo isso e muito mais são resultados das audiências. A nossa função e obrigação é ajudar os municípios a superar as dificuldades e é isso que estamos fazendo!", disse Dalben.

Além de Cosmorama, o deputado estadual Dirceu Dalben presidirá as audiências em Dois Córregos (18/04, a partir das 18h, no Centro de Eventos Orídio Maziero) e em Paulínia (19/04, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Paulínia).

Durante as audiências públicas, cujo cronograma segue até dia 29 de maio em diversas regiões do estado, o público presente tem a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de elaboração do orçamento estadual, e de indicar onde considera mais adequado investir os recursos estaduais e identificar as prioridades em cada localidade, sejam elas relacionadas à saúde, educação, segurança, obras de infraestrutura, transporte ou outras áreas.

Todo o trabalho resultante desses encontros será integrado à Lei Orçamentária Anual (LOA), que estipula a arrecadação estadual e fixa as despesas para o ano seguinte. Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, ainda haverá a opção de enviar suas contribuições online através do link https://www.al.sp.gov.br/alesp/audiencia-publica/?id=260


alesp