Câmeras de reconhecimento facial nas estações e trens do Metrô e CPTM

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
17/02/2021 13:38 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da Liderança do PSL

Compartilhar:

Rodrigo Gambale<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260860.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Alesp aprovou o projeto de Lei 865/2019 do Deputado Rodrigo Gambale (líder do PSL), que autoriza a instalação de câmeras de reconhecimento facial, tanto nas estações do Metrô e CPTM, como dentro dos vagões e composições.

As inúmeras ocorrências de roubos, furtos, atos de depredação e vandalismo e crimes de toda a natureza nesses locais, motivaram Gambale a apresentar o projeto. Ele mesmo teve seu celular furtado na estação Brás em 2019 e, na ocasião, conversando com funcionários, soube da existência de uma quadrilha agindo, já há algum tempo, na estação, sem que pudessem ser reconhecidos por falta de câmeras. Daí a origem da criação e apresentação do projeto.

"A insegurança que a população sente tem que acabar. É inaceitável que as pessoas não tenham tranquilidade para se deslocar pela cidade, enquanto criminosos agem livremente e apostam na impunidade", afirmou Gambale.

O projeto também estabelece parcerias com órgãos de Segurança Pública, de forma que o reconhecimento auxilie na identificação e localização de foragidos. Pessoas desaparecidas e perdidas também poderão ser localizadas com maior rapidez a partir da instalação das câmeras.

O projeto segue para sanção do governador.


alesp