Projeto de incentivo à leitura em hospitais é aprovado em comissão

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
22/02/2021 13:05 | Atividade Parlamentar | da assessoria do deputado Castello Branco

Compartilhar:


No último dia 10, o Projeto de Lei 1.258/2019 foi aprovado

pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp. O projeto de autoria do deputado Castello Branco (PSL), que incentiva a leitura em hospitais públicos paulistas, recebeu seis votos a favor do parecer do relator, que reconheceu sua constitucionalidade.

Segundo o relatório aprovado, a proposição desenvolve atribuições já existentes pelo Estado, como o acompanhamento de ações para o desenvolvimento dos serviços de saúde.

Inúmeros estudos científicos apontam os benefícios que a leitura traz para os pacientes, acompanhantes e cuidadores em ambientes hospitalares. Além de propiciar uma maior humanização durante o período de internação do paciente, atenua as situações de angústia, de sofrimento, amenizando a solidão hospitalar.

Outro benefício é a melhor compreensão linguística, fazendo com que o paciente amplie a sua percepção e tenha melhor terapêutica. Quanto maior o desenvolvimento intelectual, mais o paciente adotará medidas de saúde preventiva.

O projeto foi encaminhado para as comissões de Saúde e de Finanças, Orçamento e Planejamento. Após aprovado nas comissões, será encaminhado para apreciação em Plenário pelos parlamentares paulistas.


alesp