Projeto da Balsa não está completo e Limeira pode perder obra

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
24/05/2022 14:58 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:


O asfaltamento da Estrada da Balsa é muito esperado pelos limeirenses, mas a Prefeitura de Limeira ainda não enviou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) as informações complementares ao projeto executivo para a obra da Estrada Vicinal LIM - 159 conhecida como Estrada da Balsa. A informação é do próprio órgão técnico do governo em resposta emitida ontem (19) ao questionamento do deputado estadual Murilo Félix (Podemos).

"O projeto executivo da referida estrada da Balsa ainda não foi totalmente aprovado pelas áreas técnicas deste Departamento. Existe pendência sim. Foi solicitada uma complementação de elementos do projeto apresentado pela Prefeitura Municipal de Limeira. Estamos aguardando o envio das informações complementares solicitadas", informa o diretor Danilo Luiz Dezan em e-mail enviado ao gabinete do deputado.

Por causa do atraso da Prefeitura, a cidade pode perder R$ 20 milhões que serão investidos na Estrada da Balsa. O DER complementa que a abertura da licitação está condicionada à aprovação de todos os projetos que compõem a próxima fase do programa Novas Vicinais.

"Existem estradas em todo o Estado de São Paulo e, embora não tenha uma data precisa de abertura de concorrência, o projeto que não estiver completo e aprovado não poderá ser incluído quando o procedimento for aberto", alerta Félix.

O deputado notificou na última sexta-feira (20) a Prefeitura de Limeira sobre a necessidade de atendimento à solicitação do DER. "A Prefeitura apresentou o projeto somente no dia 2 de dezembro, após pressão e sob o risco da perda do prazo, e ainda sim faltando informações que precisam ser enviadas com celeridade. Caso contrário, Limeira poderá perder mais uma conquista que consegui em pouco mais de um ano de mandato", enfatiza Murilo.

Os R$ 20 milhões serão aplicados na pavimentação de oito quilômetros de estrada e, se considerado que a via interliga Limeira, Americana e Santa Bárbara D´Oeste, 730 mil habitantes serão beneficiados, além de demais usuários. O avanço na infraestrutura contempla também demanda dos agricultores para melhorar o escoamento das suas produções.

"Nada justifica esse atraso e essa displicência do prefeito", afirma o deputado. "Não interessa quem pediu a obra. Interessa que é de Limeira. O prefeito deveria perceber isso", completou Murilo Félix.

alesp