Frente Parlamentar da Alesp levará debate sobre cidades inteligentes para todas as regiões de SP

Coordenada por Sebastião Santos (Republicanos), iniciativa pretende promover encontros em todo o estado para fomentar desenvolvimento conjunto dos municípios e estabelecer normativas em comum
26/04/2024 16:26 | Desenvolvimento | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Frente Parlamentar da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sebastião Santos (Republicanos)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323109.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323110.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento realizado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg323111.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenada pelo deputado Sebastião Santos (Republicanos), a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Implantação de Cidades Inteligentes e Expansão de Projetos de Energia Renovável e Sustentável quer levar esse importante debate a todas as regiões do estado.

Os próximos passos da iniciativa foram discutidos durante um encontro realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na noite desta quinta-feira (25), e que contou com a presença de representantes de vários municípios paulistas.

Audiências públicas

De acordo com o parlamentar, a ideia é que sejam promovidas pelo menos 15 audiências públicas espalhadas por todas as regiões do estado. Nesses encontros, serão reunidos vereadores, prefeitos, secretários municipais, estudiosos e empreendedores parceiros para buscar a criação de um modelo de desenvolvimento que possa "falar a mesma língua" em São Paulo.

"É um momento importante. Essa Frente vai percorrer o estado debatendo o que é uma cidade inteligente: tecnológica, humana e sustentável. Queremos uma grande discussão regional", salientou Santos.

Cidades Inteligentes

O conceito de cidades inteligentes é um debate que vem sendo feito em todo o mundo. Como explica Regiane Relva, especialista na área, o Brasil tem adotado a ideia de que não deve ser dado foco somente no campo do avanço tecnológico, mas, também, na melhoria da vida dos cidadãos nos campos econômicos, culturais, sociais, ambientais, entre outros. "A cidade precisa ser conectada, inovadora e que atenda a todas as responsabilidades para com os cidadãos", destacou.

A especialista elencou ainda que as cidades inteligentes, necessariamente, precisam ser sustentáveis; garantir que os recursos naturais sejam perenes; ser inclusivas e transparentes; gerar riqueza e garantir a geração de empregos de qualidade; e solidária. "É o uso da tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos", pontuou.

Cooperação com Taiwan

O encontro na Alesp teve a participação de membros do Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo. Estiveram presentes a secretária econômica, Rosalinda Chen, e o cônsul-geral, Kuang Jong Fong, que manifestaram apoio à iniciativa de fomento ao desenvolvimento das cidades.

"Temos objetivos comuns na busca pelo desenvolvimento econômico e social, pois buscamos excelência, inovação e bem-estar do povo", comentou o cônsul. "Para nós é um evento importante e a Alesp tem sido fundamental para estabelecer boas relações entre Brasil e Taiwan".

Pesquisa e inovação

Representando a esfera acadêmica, o encontro contou com Adalton Osaki, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Osaki destacou a presença maciça de unidades do instituto em todas as regiões do estado e citou que os cursos oferecidos buscam por projetos de pesquisa e de extensão que atendam as demandas regionais. "Colocamos nosso instituto à disposição", salientou.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens da reunião: ">https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316479863"


alesp