Comissão aprova projeto que prevê duas equipes em partos gemelares


28/03/2012 16:37 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, 27/3, o Projeto de Lei 969/2011, da deputada Vanessa Damo (PMDB) que torna obrigatória a presença de duas equipes médicas e dois pediatras em casos de partos gemelares (mais de um bebê).

A deputada enfatizou que a adoção desse procedimento se faz necessária para que menos bebês nasçam com paralisia cerebral proveniente da demora ou complicações durante partos com mais de um feto. "Este projeto tem como objetivo dar mais segurança aos partos gemelares, humanizar o atendimento e, ainda, prestar um serviço público com maior qualidade e acolhimento não só à gestante, mas também aos recém-nascidos", afirmou Vanessa.

Estudos realizados por entidades nacionais e internacionais indicam uma incidência maior de gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos acometidos por paralisia cerebral em decorrência de problemas durante o parto. Além disso, os registros indicam que metade das crianças com paralisia cerebral nasce de partos prematuros (menos de 37 semanas) e com peso inferior a 1,5 kg.

Na Comissão de Saúde, votaram a favor do projeto Itamar Borges (PMDB), Luiz Carlos Gondim (PPS), Marcos Martins (PT), Gerson Bittencourt (PT), Edinho Silva (PT) e Carlos Bezerra (PSDB). Foram contrários Analice Fernandes (PSDB), Celso Giglio (PSDB) e Ulysses Tassinari (PV). O projeto agora segue para Ordem do Dia, estando pronto para votação em plenário.

A íntegra desta e de outras proposituras poderá ser obtida no Portal da Alesp (www.al.sp.gov.br), no link Projetos.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp