Sessão solene homenageia Padre Rosalvino da Ordem Social Dom Bosco de Itaquera


29/06/2018 15:59 | Homenagem | Da Redação - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Vitor Sapienza, Renata Abreu e Padre Rosalvino Morán Viñayo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225733.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Execução do Hino Nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225736.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Atila Francucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Rosalvino Morán Viñayo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renata Abreu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renata Abreu, Vitor Sapienza e Padre Rosalvino Morán Viñayo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Atila Francucci, Renata Abreu, Vitor Sapienza, Padre Rosalvino Morán Viñayo, Marcos Sérgio Oliveira Novaes e Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Atila Francucci, Renata Abreu, Vitor Sapienza, Padre Rosalvino Morán Viñayo e Marcos Sérgio Oliveira Novaes <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg225745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, na sexta-feira (29/6), para homenagear o Padre Rosalvino Morán Viñayo, presidente da Ordem Social Dom Bosco de Itaquera, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo. A solenidade foi idealizada pelo deputado Vitor Sapienza (PPS) e teve à mesa, o deputado Orlando Bolçone (PSB), a deputada federal Renata de Abreu (Pode/SP); Marcos Sergio de Oliveira Novaes, da Ordem Social Dom Bosco e Átila Francucci, ex-aluno do Padre Rosalvino.

Vitor Sapienza destacou que a história do bairro de Itaquera tem dois momentos, o antes e o depois de Rosalvino. "Com a sua obra, fundada há 37 anos, acolhe, hoje, a cerca de 5 mil crianças e adolescentes, com cursos que superam até o Senai (Serviço Nacional da Indústria). Quem quiser, um dia, ver o que é possível fazer com bondade e competência, visite a Dom Bosco de Itaquera. Essa é uma homenagem a uma das grandes figuras do município do Estado de São Paulo, a quem devemos muito. Em que pese ele ser são-paulino, é um bom sujeito", disse o deputado.

"É um evento de exemplos. A história do Padre Rosalvino se confunde com a da Igreja Católica. No dia de hoje, o povo de São Paulo, em nome da Assembleia, faz um movimento de gratidão por tudo que esse homem tem feito aos jovens desta cidade e por cuidar de todos nós", disse Bolçone.

"É uma responsabilidade muito grande, pois como ex-aluno, falo em nome de milhares de pessoas que tiveram suas vidas afetadas por esse homem, que sempre tem projetos e sempre os realiza. Tudo o que ele dizia que iria fazer e eu pensava que seria impossível, aconteceu. É um exemplo de bondade e dedicação. Tomara que possamos, a cada dia, ser parte dessas pessoas que aplaudem esse trabalho", discursou Átila.

A cerimônia teve no roteiro, música e dança, com a apresentação da Banda de Fanfarra Ordem Social Dom Bosco de Itaquera, sob a regência dos Maestros Alair Júnior e Gabriel Batista e canto, com Elisângela de Castro Dias e Marcelo Bueno, ao violão, todos alunos do Curso profissionalizante da Dom Bosco do Bom Retiro.

"Tudo isso que disseram aqui é mentira. Obrigado, obrigado, obrigado. Não mereço esta homenagem. Quem merece é a criança, o jovem, o pai e a mãe que, pela situação crítica, econômica e social, vive na total miséria, porque não tem a casa, o alimento, a saúde, não tem os direitos, que na Constituição, todos são escritos, mas na realidade, não acontecem.

A periferia de Itaquera vive hoje uma outra realidade, principalmente depois da chegada da Fundação Dom Bosco. Lá, as coisas realmente mudaram e se transformaram, mas não fui eu, "é nóis, Zona Leste, os Mano e as Mina", que se juntaram conosco. Educação é uma obra do coração, que eu amo. Dou bronca, puxão de orelha, nos jovens, mas os amo, em primeiro lugar", finalizou Rosalvino.

Compareceram jornalistas, alunos, ex-alunos, integrantes, fiéis e amigos do Padre Rosalvino e da Ordem Dom Bosco e cooperadores salesianos.


alesp