ILP realiza palestra sobre ferramenta de gestão


01/08/2018 14:37 | Curso | Isabella Tuma - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Paulo Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226391.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226395.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2018/fg226394.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizou nesta quarta-feira (1º/8) uma palestra abordando a ferramenta de gestão compliance, no Auditório Teotônio Vilela, voltada para advogados, gestores de crise, e assessores de imprensa.

O advogado e especialista em direito administrativo e eleitoral Paulo Santana trouxe ao público o tema "Compliance nos Partidos Políticos " vanguarda e governança na política", com o objetivo de estabelecer uma linha de raciocínio entre o que é e como pode ser aplicado na política e nos partidos políticos.

Santana destacou que compliance é "uma ferramenta moderna e de governança corporativa, tem uma ligação direta com a vanguarda da administração, e busca solidificar a cultura da ética e da integridade nas corporações".

O procedimento serve para auxiliar na tomada de decisões, cumprindo leis e normas reguladoras, prevenindo e detectando condutas ilegais ou criminosas, tornando-se aplicável a partidos políticos e eleições. Em casos de empresas ou corporações, está ligado a dinheiro - e não é necessário se a alta gestão não estiver comprometida.

No decorrer da palestra, Santana mostrou que a ferramenta possui cinco passos principais: a análise de riscos - com prevenção, detecção e reação -, a análise e o treinamento sobre estrutura ou recursos humanos da empresa, a identificação ou criação de processos, a tecnologia e a cultura de ética e integridade.

O palestrante também escla­receu que o termo governança corporativa implica um sistema de gestão que surge quando uma empresa deixa de ser familiar, passando a fazer investimentos externos. E concluiu: "É possível criar tudo isso dentro dessas estruturas de administração, e nós esperamos que essas medidas possam mesmo ter êxito dentro da política e dos partidos políticos".

A próxima palestra do ILP está agendada para o dia 20/8, das 15h às 17h, abordando o tema "Vivemos uma Epidemia de Obesidade?", e será realizada no mesmo auditório.

alesp