Agricultores de Araraquara e região lançam Cooperativa Morada do Sol


14/05/2019 12:26 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


Assentados do Monte Alegre e Bela Vista e pequenos produtores rurais independentes de Araraquara e região oficializaram na segunda-feira (13/5) a criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Araraquara e Região Morada do Sol, a Coopersol.

A cooperativa de produção rural vem sendo organizada há dois anos com suporte do mandato da deputada Márcia Lia e deu posse à diretoria executiva e ao conselho fiscal. Registrada em cartório, a Cooperativa já pode operar.

"Exatamente hoje completamos três anos da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o fim das políticas públicas federais para reforma agrária e de incentivo aos pequenos produtores. O lançamento desta cooperativa é um ato de resistência, é um ato de luta daqueles que vivem da terra e são responsáveis por colocar o alimento na mesa da população. Precisamos nos organizar, precisamos capacitar os produtores, inserir os jovens neste processo e aumentar a capacidade de distribuição e venda desta produção", ressaltou a deputada Márcia Lia.

Desde 2017, a parlamentar oferece suporte jurídico, técnico e organizacional aos assentados e produtores rurais para a estruturação da cooperativa, com orientação técnica para elaborar o estatuto e intermediação com outras cooperativas da mesma área.


alesp