Evento discute a adoção de crianças maiores de 5 anos de idade


20/05/2019 15:16 | ILP | Karina Freitas - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Daniela Hashimoto, Rafael Pitanga, Eunice Peterfi e Tatiana Barile <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234356.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eunice Peterfi, Tatiana Barile e Paulo Sérgio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniela Hashimoto, Rafael Pitanga, Eunice Peterfi, Tatiana Barile e Paulo Sérgio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniela Hashimoto, Rafael Pitanga, Eunice Peterfi, Tatiana Barile e Paulo Sérgio	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Três em cada quatro crianças acima dos cinco anos de idade estão na fila de espera de adoção no Brasil - elas fazem parte do quadro de "Crianças Invisíveis". Esse foi o tema do evento realizado nesta segunda-feira (20/5), no auditório Teotônio Vilela e organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em parceria com o projeto Acalanto.

Adotado com nove meses de idade, o engenheiro Sérgio Pereira é o criador do Acalanto, que faz parte de uma rede de adoção no Brasil e presta auxílio aos pais que buscam adotar uma criança ou adolescente. Ele tem 11 filhos e desses, 8 são adotivos. "Como filho adotivo, eu também quis reproduzir a experiência como pai adotivo. Minha esposa e eu inserimos a adoção como um planejamento familiar, isso sempre fez parte do nosso projeto", disse.

Dados de janeiro de 2019 mostram que existem 9.393 crianças disponíveis para adoção. Destas, 7.212 tinham mais de cinco anos de idade, o que representa 76% do total da fila. Na promotoria de Justiça da Infância e da Juventude na Lapa, zona oeste de São Paulo, um projeto desenvolvido pela promotora Daniela Hashimoto busca mudar essa realidade, trabalhando com crianças e adolescentes que estão fora do perfil padrão procurados por pessoas habilitadas à adoção.

A psicóloga Tatiana Barile participou do debate e defende que essas crianças e adolescentes merecem uma atenção especial. Ela faz parte do Instituto Fazendo História, uma ONG que presta serviço de acolhimento para quem se encontra sem um lar. "A gente tem vários projetos, um deles é o "Apadrinhamento Afetivo", que forma e seleciona pessoas da comunidade que desejam se tornar padrinhos e madrinhas afetivos das crianças. A ideia é que eles virem uma referência que garante essa convivência familiar e comunitária; a criança mora nesse serviço de acolhimento, mas ela tem essa pessoa que é um vínculo forte de longa duração". O compromisso do padrinho é que ele esteja presente até a criança completar 21 anos, então ele passa a visitar, conversar, ajudar nas tarefas aos poucos. "Com o tempo até leva para casa, viaja, enfim, garante essa convivência afetiva e comunitária e familiar de alguma forma", explica.

O outro projeto do Instituto Fazendo História é o Grupo Nós, que foca totalmente nos adolescentes. A partir dos 15 anos são trabalhadas questões como trabalho e moradia, uso consciente do dinheiro e apropriação da cidade para auxiliar na organização da saída do serviço de acolhimento.

alesp