Meios alternativos para pagamento de pedágios


30/05/2019 14:19 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Tenente Coimbra

Compartilhar:

Tenente Coimbra (foto: Agência Alesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg235006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Tenente Coimbra protocolou um projeto de lei (661/2019) que obriga as concessionárias que administram as rodovias de São Paulo a disponibilizar meios alternativos para pagamento das tarifas nas praças de pedágio. O objetivo é ampliar os benefícios à população, pensando na agilidade com relação às cobranças nas praças de pedágio, que poderiam ser realizadas por meio de aplicativos de celulares.

Um exemplo dessa evolução foi implantado pela concessionária Triunfo Concepa, que administra rodovias no Rio Grande do Sul, e está em fase de teste. Um aplicativo chamado "MOBCash" permite o pagamento da tarifa de forma antecipada.

Os usuários selecionam os trechos por onde vão passar e o aplicativo calcula automaticamente o valor devido. O motorista compra os créditos e recebe um QR code, que é apresentado nas cabines equipadas com um scanner. O código é lido pelo scanner, que abre a cancela e libera a passagem.

O deputado argumenta que o aplicativo é prático e ágil. "Ampliando as formas de pagamento, é possível evitar constrangimento e transtornos aos motoristas que, por vezes, estão desprevenidos sem dinheiro em espécie", argumentou Coimbra.

Caso seja aprovado, as concessionárias deverão instalar placas de sinalização indicativas do pagamento alternativo e poderão determinar um guichê específico para o pagamento da tarifa com aplicativo.


alesp