Confira o bate papo com o deputado José Américo


06/08/2019 16:27 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

José Américo	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237030.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado José Américo.

Os últimos quatro meses

Houve uma considerável mudança no quadro partidário da Assembleia. O partido governista, o PSDB, ficou pequeno e foi reduzido para oito deputados. Com o surgimento de outras legendas como o PSL e o NOVO, que não tinham representação, e o aumento de palamentares do PSOL, por exemplo, houve uma mudança na composição política do parlamento e isso tornou a atividade parlamentar mais rica e completa, apesar de contraditória. Na legislatura anterior, tinha uma maioria muito consolidada, que impunha sua opinião de uma maneira mais automática. Acho que agora ficou mais complexo. O importante é haver diálogo com o governo e com a oposição e isso é uma qualidade dessa nova legislatura. Em linhas gerais, a mudança é positiva porque gera mais debate e discussão na Casa.

Projetos, legado e futuro

As minhas questões proritárias são transporte, saúde e educação. Eu atuo bastante na área de metrô e trem por isso faço parte da Comissão de Transportes. Na área da saúde, o meu trabalho é principalmente voltado à fiscalização e ao acompanhamento das OSs, as Organizações Sociais que tocam hospitais e equipamentos públicos. Este é, aliás, um dos grandes problemas do nosso Estado, porque essas organizações não correspondem àquilo a que se propõem fazer. Em educação posso citar, como exemplo, um projeto que eu apresentei para que haja assistentes sociais e psicólogos nas escolas estaduais.

Nós estamos em um momento de recessão econômica decorrente da ação errada dos últimos governos. E a gestão Bolsonaro está fazendo uma reforma da Previdência que vai piorar uma situação que já não é boa, ela vai retirar dinheiro de aposentados e de portadores de deficiência pelo Brasil afora. Acho que isso, ao invés de ajudar, aumenta a recessão e a depressão econômica. Mas eu acredito muito no povo de São Paulo e no povo brasileiro, e acho que apesar desses governos, as coisas mudarão para melhor.

Inspiração e referências

O ex-presidente Lula, porque ele é a maior liderança popular da história do Brasil. O governo dele apontou uma política transformadora de inclusão social como nenhum outro presidente da República fez, então é a personalidade que eu mais admiro, a que mais me inspira.

Fora da política você tem a literatura com Guimarães Rosa e Machado de Assis, a música com o Caetano, o Chico. São muitas as referências!

alesp