Confira o bate-papo com o deputado Major Mecca


08/10/2019 16:00 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Major Mecca	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237857.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237475.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237476.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Mecca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg237477.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Major Mecca.

Os últimos meses

Eu esperava encontrar uma Casa um pouco mais dinâmica em relação a resultados produzidos aos cidadãos do Estado. Eu vim da atividade policial militar e durante 31 anos nós trabalhamos nas ruas e pudemos constatar a realidade cotidiana do cidadão paulista, principalmente aqui nas periferias da cidade de São Paulo. Meu último comando foi o 4º BAEP e foi justamente neste final de carreira, com 31 anos de polícia, nas inúmeras operações na Zona Leste e nas 67 comunidades daquela região que vimos o quanto o cidadão de bem sofre, seja nas comunidades, seja nos bairros, vitimas de criminosos. O cidadão que sai da casa dele de manhã para ir para o ponto de ônibus trabalhar e é abordado, perde seu celular, perde bolsa, carteira.Por isso tudo eu esperava uma atenção especial da Assembleia no sentido de produzir um trabalho que representasse uma mudança mais rápida para essas pessoas. Mas infelizmente vemos muita morosidade.

Projetos, legado e futuro

A minha principal bandeira é a segurança pública, mas junto a ela vem a educação e a saúde, porque não se consegue melhorar a qualidade de vida e levar segurança para as pessoas se não houver estrutura de educação e se não houver também saúde, porque você fere a dignidade da pessoa humana.

Até o presente momento, eu me deparei com um governo que está mais preocupado em fazer marketing com a farda da Polícia Militar do que com os resultados produzidos por esse homem e essa mulher que trabalham nas ruas. Gostaria que se sentassem numa mesa para fazer um estudo e promover um reajuste salarial que vá proporcionar àquela categoria uma melhora de qualidade de vida.

Eu sou integrante da Frente Parlamentar de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários e o nosso trabalho é levar as nossas demandas e fortalecê-las com um conjunto de outros parlamentares. Eu tenho a consciência de que ninguém faz nada sozinho, nós precisamos de uma equipe e de outras pessoas participando, contribuindo para que os nossos projetos possam ser aprimorados. Sou integrante também da Comissão de Segurança Pública, onde temos a oportunidade de levar as nossas críticas e sugestões aos projetos. Na verdade eu pensava que as coisas seriam mais céleres, mas realmente são muito lentas e o cidadão que votou na gente e analisa o nosso trabalho, nos cobra acerca de resultados.

Inspiração e referências

Na política eu me inspiro no Major Olímpio. Ele foi meu instrutor na Academia de Polícia Militar do Barro Branco e eu o conheci como Oficial da Polícia Militar. É uma pessoa aguerrida, que defende quem está sob o seu comando, e sempre teve a coragem de falar aos superiores as demandas e necessidades da tropa, sem se preocupar com as consequências. Porque nós temos, em todas as categorias, covardes que não falam a verdade com medo de perder a cadeira ou de ser transferido. O Major Olímpio tem coragem de falar a verdade e sempre trabalhou em beneficio de quem realmente precisa.

alesp