Confira o bate-papo com o deputado Barros Munhoz


04/09/2019 14:57 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Barros Munhoz	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237667.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Barros Munhoz.

Os últimos meses

Hoje eu vejo com ânimo uma turma nova que veio com vontade de mudar e de trabalhar, mas há também muito desperdício de tempo, muita abobrinha sendo valorizada e pouco resultado prático concreto de útil para a vida da população. Eu não estou desanimado, mas acho que isso pode melhorar e acredito que essa consciência esteja se materializando na Casa, não dá para continuar como está. Infelizmente o Legislativo - e quando falo legislativo incluo quase todas as câmaras municipais, quase todas as assembleias legislativas estaduais, a Câmara Federal e o Senado da República -, tem os regimentos internos obsoletos. E a legislação que atribui as competências aos estados, à União e aos municípios é extremamente arcaica, então é altamente frustrante.

Projetos, legado e futuro

Eu tive uma atuação na Constituinte estadual, presidi a comissão de sistematização. Tinham 34 deputados. Foi aquela que transformou 7.200 propostas no anteprojeto e elaborou o projeto da nova Constituição. Eu fui presidente da Casa quando fizemos a implantação da Prevcom, uma reforma da Previdência de São Paulo, um passo adiante gigantesco. Já tinha sido líder do governo quando criamos a SPprev, extinguimos o Ipesp, aprovei diversos planos de carreira, na presidência e como líder de governo. Eu diria ainda o Código Florestal de São Paulo, o Programa de Recuperação Ambiental, outro projeto de extrema dificuldade. Foram tantos outros, como a regulamentação da comercialização do agrotóxico no Estado.

O meu legado é esse no Legislativo, mas o papel mais importante do deputado, até diante da fragilidade do Legislativo, é o de representação. A representação que ele faz das cidades onde ele é votado, das suas regiões ou dos segmentos. Tem quem represente aqui a Educação, tem quem represente o segmento da Saúde. Eu me sinto um dos representantes do agronegócio e um representante dos municípios. A luta é pela conquista de obras, pela liberação de verbas, pela concessão de emenda, de recursos, porque hoje os municípios estão de chapéu na mão para os estados e a União, e os estados estão de chapéu na mão para a União e a União está de chapéu na mão para o povo, para os bancos e para o exterior.

Inspiração e referências

Eu me inspiro fundamentalmente da política em Itamar Franco. Eu tive a honra gigantesca de ser seu ministro da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária.

Eu me inspiro em André Franco Montoro, com quem convivi bastante, apesar da minha pouca idade, de quem o meu irmão foi companheiro fraterno e meu pai foi companheiro e correligionário por muitos e muitos anos. Tem muitos outros nomes que eu poderia mencionar, mas eu gostaria, para não fazer injustiça, ficar apenas nesses.

alesp