Furp pagou indenização à construtora sem recorrer da decisão judicial


13/08/2019 16:42 | Fundação para o Remédio Popular | Lucas Pascoto - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Thiago Auricchio e Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237912.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flávio Francisco Vormittag<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237913.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid preside a CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237914.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Flávio Francisco Vormittag e Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237915.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - FURP - Fundação para o Remédio Popular<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237917.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na gestão da Fundação para o Remédio Popular recebeu na reunião da última terça-feira (13/8) o ex-superintendente da Furp, Flávio Francisco Vormittag. Quando estava à frente da Furp o ex-dirigente pagou uma indenização a uma das construtoras que participava do consórcio responsável pela construção da fábrica, localizada na cidade de Américo Brasiliense, sem recorrer da decisão.

Para o presidente da comissão, deputado Edmir Chedid (DEM), a decisão de não recorrer é incomum. "O poder público costuma recorrer de toda ação judicial, a justiça determinou o pagamento da indenização e a Furp não recorreu. É muito estranho, pois normalmente não é assim que acontece", disse.

O deputado ainda disse que a CPI irá dar resultados, mas espera que o governo de São Paulo não feche a Fundação para o Remédio Popular. "Há indícios que o governo do Estado vá tentar usar a CPI para fechar a Furp, e não é por aí. Pelo que ouvimos essa fábrica é muito importante para a Secretaria de Saúde e para o Estado, até para regular preço de medicamentos, pois a produção dela é muito grande".

A deputada Beth Sahão (PT) questionou o ex-superintendente sobre a não produção de medicamentos. Para a parlamentar, a Secretaria de Saúde é a responsável pela Furp não produzir os medicamentos. "Não é conclusivo isso, mas ao que tudo indica a secretaria tem uma grande responsabilidade porque não passa as demandas dos medicamentos para a CPM (Concessionária Paulista de Medicamentos), que é a empresa responsável. E sem a ordem de serviço da secretaria a empresa não pode produzir, e mesmo assim o pagamento dos medicamentos é feito".

Além dos deputados citados estiveram presentes: Agente Federal Danilo Balas, Alex de Madureira, Delegado Olim e Thiago Auricchio.

alesp