Confira o bate-papo com o deputado Aprigio


20/09/2019 13:34 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Aprigio	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg238513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aprigio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237963.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aprigio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aprigio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237965.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aprigio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Aprigio.

Os últimos meses

Eu moro em São Paulo há 50 anos e quando vinha à Assembleia pensava: "aqui é um local de trabalho sério". Desde que me tornei deputado, passei a andar muito o Estado inteiro, muito mais do que eu já fazia antes. Eu pensava que a gente atuaria mais na área central de São Paulo, mas eu hoje vejo que não. Apesar de cada deputado ter a sua região, ter a cidade que se elegeu, mesmo assim é preciso andar em várias cidades para saber quais as principais necessidades das pessoas. O que vemos hoje é uma total falta de respeito com as pessoas e o que a população quer é respeito, é ser ouvida, ser atendida e, na medida do possível, é o que eu estou fazendo.

Projetos, legado e futuro

Quando se fala em deixar marcas, penso na área da habitação, pois fundei e sou presidente de uma das maiores cooperativas habitacionais do país, com mais de 8.000 apartamentos entregues no município de Taboão da Serra, de ótima qualidade e a preço de custo, e atualmente estendendo essa experiência a mais um município, Embu das Artes, onde já está em andamento um projeto para entrega de mais de 9.500 apartamentos, já com obras iniciadas. Com isso estamos gerando mais de 40.000 empregos diretos e indiretos, que acredito que é uma forma de acabar com a miséria neste país: gerando empregos. Outra marca que quero deixar é nas áreas de saneamento e transporte. Apresentei um projeto para suspender o pagamento da tarifa de esgoto da Sabesp porque em quase todas as cidades que eu conheço - e andei pesquisando -, esse sistema foi contratado para fornecer água, captar o esgoto, tratar o esgoto e dar destinação certa. Na verdade, a Sabesp, há muito tempo - mais de 30 anos - não vem honrando o contrato com os municípios. A captação do esgoto ela faz, mas o tratamento e a destinação final ela não o faz por completo. Ela joga o esgoto dentro do primeiro córrego. Com isso eu digo que a Sabesp hoje é a maior poluidora ambiental e a população ainda paga por isso. Há um projeto meu para corrigir isso. Também tenho questionado o Governo e o Metrô sobre completar a Linha 4 Amarela até Taboão da Serra, que é a Fase III do projeto inicial e ninguém fala sobre isso. Isso vai melhorar o transporte para mais de 1 milhão de pessoas. Fiz uma emenda no PPA 20-23 para o Governo do Estado incluir a Fase III e levar o metrô até Taboão da Serra. O povo quer saber do metrô e eu estou trabalhando para conseguir essas respostas. São algumas das marcas que eu quero deixar para o futuro.

Inspiração e referências

Eu sou um cara que saiu de Alagoas com 13 anos de idade e a referência que eu carrego é o meu pai, Aprígio Bezerra da Silva, que dizia: "Tem que ser honesto, trabalhador e respeitador para ter valor na vida, se quiser. E se quiser ter algum dinheiro, tem que trabalhar e trabalhar muito". Uma outra coisa que sempre ouvi dele é tratar os outros como você gostaria de ser tratado. Nada mais nada menos do que isso, e é o que eu venho fazendo que, graças a Deus, tem dado certo.

alesp