Confira o bate-papo com o deputado Teonilio Barba


24/09/2019 13:43 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Teonilio Barba	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg238516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonilio Barba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237968.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonilio Barba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237969.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonilio Barba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237970.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teonilio Barba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237967.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Teonilio Barba.

Os últimos meses

Acho que a Assembleia Legislativa ficou mais complicada em função da chegada de gente nova, mas é natural que seja assim. Chegaram novos partidos, houve uma grande mudança na formação das bancadas, então por tudo isso este mandato tem sido bastante diferente do anterior. Para mim o que há de mais importante na democracia são os partidos e foi positiva a vinda do PSL, do Novo, do Avante e da Rede, que nos colocaram em situações novas para lidar. Pena que o partido Novo foi incorporado ao governo João Doria e o PSL ainda não se decidiu muito. Às vezes ouço eles dizendo que irão para a oposição, que vão peitar o governo e tudo mais. Nessa questão eu vou ser São Thomé: quero ver para crer. Não dá para ter só o PT, o Psol e o PcdoB subindo à tribuna para fazerem o contraponto. Importante destacar também a CPI da Dersa, um ponto importante que nós não abrimos mão.Eu estou tentando, devargazinho, dialogar com o líder do PSL para instalarmos essa comissão e se esse for o caminho, a Assembleia promete novos tempos. Se não for, teremos mais quatro anos de paz governista, de aprovar tudo o que mandam.

Projetos, legado e futuro

Trabalhamos em uma luta regionalizada, estadualizada e nacionalizada que é a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, minorias, movimentos sociais, de moradia, população LGBT, igualdade racial, economia solidária, defesa das religiões de matrizes africanas e respeito à pluralidade religiosa. Eu sou católico e a minha família é toda de umbanda, isso tudo mexe comigo. A marca que quero deixar na Casa está relacionada a todas essas defesas e pautas. Quero lutar contra todo tipo de preconceito que nós estamos sofrendo e combater todo tipo de ataque às diferenças. São conquistas históricas que estão sendo extintas pelo Bolsonaro, conquistas da CLT que estão sendo destruídas, como a reforma trabalhista e a MP da liberdade econômica. São governos contrários aos trabalhadores. Tanto o do Bolsonaro, lá em Brasília, como o do João Doria aqui no Estado de São Paulo.

Inspiração e referências

Há várias figuras importantes da nossa história, mas o presidente Lula e o professor Paulo Freire são as minhas principais referências. Tenho vários amigos e companheiros de luta. Na música, o Raul Seixas é o maluco beleza e o rei do rock. Luiz Gonzaga, em defesa do nordeste defendendo o Rio Pajeú e o vaqueiro. São coisas fantásticas e várias inspirações que eu tenho.

alesp