Confira o bate-papo com o deputado Sargento Neri


15/09/2019 16:50 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Sargento Neri	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg238512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sargento Neri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sargento Neri <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg238004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sargento Neri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg238005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sargento Neri	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg238006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Sargento Neri.

Os últimos meses

Imaginava uma casa mais dinâmica em que os projetos corriam com mais velocidade. Infelizmente o trabalho dos legislativos de todo o Brasil ainda é um pouco amarrado e precisamos criar formas para que o tornemos eficaz. Uma inovação aqui na Alesp - aceita pelo presidente - foi a criação de comissões para que os projetos de deputados fossem discutidos. O grupo recebeu a indicação do deputado Vinicius Camarinha, e eu aproveito para parabenizá-lo pela iniciativa. Eu sinto que houve avanço neste sentido e que as legislaturas anteriores não eram como essa, só espero que haja mais inovação. Logo no início do mandato eu pedia muito ao PT e ao PSL que nos deixassem trabalhar, porque eles estavam dificultando muito. Não que eu tenha alguma coisa contra qualquer deputado, pelo contrário. Nós temos um respeito muito grande por todos eles e conquistamos isso por meio do diálogo. Eu primo pela honestidade e sou totalmente contra a corrupção. Sou também a favor de desonerar o Estado para que a população tenha mais fluxo de recursos.

Projetos, legado e futuro

Nós estamos com a Frente Parlamentar de Direitos Humanos para os Agentes de Segurança Pública, um tema importante, já que os agentes não são vistos como pessoas comuns. Nós precisamos quebrar os paradigmas porque o agente é um ser humano que tem esposa, filhos, mãe, tem família. No primeiro semestre eu fui o primeiro parlamentar novato e militar a aprovar um projeto na Casa que é o PLC 40/2019. Ele teve o apoio do presidente da Casa e foi unânime entre todos os deputados. Quando o policial é morto, existe uma lacuna de três a quatro meses para a pensionista receber a primeira pensão. O projeto institui a Caixa Beneficente da Polícia Militar, estabelece os regimes de pensão e de assistência médica-hospitalar e odontológica. Foi vetado pelo governador, mas vamos trabalhar para a rejeição do veto. Outro projeto que estamos em um embate muito grande dentro da Casa é o PL 251/2019, que trata do sigilo dos dados dos policiais. Hoje qualquer pessoa consegue saber onde mora um policial, ele consegue saber qual a placa de carro, quantas pessoas moram na casa dele e isso deixa de certa forma a família e o policial inseguros e vulneráveis. Nós estamos preservando a vida dos agentes e de seus familiares. Esse embate vai ser longo.

Eu não sou governo, mas também não sou contra o governo. Venho dizendo em minhas palestras que nós não podemos apostar no fracasso, seja no governo Bolsonaro, seja no governo Doria. Nós precisamos fazer um trabalho e acreditar que aquilo vai dar certo. É como um avião, se nós torcermos para ele cair, todos morrem. Temos que torcer para que o avião permaneça no ar e que tenha um pouso tranquilo. Eu espero que o governo faça políticas voltadas para a população. Vamos cobrar isso e trabalhar para que consiga.

Inspirações e referências

Eu me inspiro no meu pai, Valter Raimundo Gontijo da Silva, um homem de 85 anos, que foi policial civil há mais de 35 anos. É uma pessoa muito honesta e que tem uma dignidade sem tamanho.

alesp