Confira o bate-papo com o deputado Edmir Chedid


19/09/2019 14:31 | Diga Deputado | Da redação - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Edmir Chedid	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg239581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239551.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239553.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239554.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Edmir Chedid.

Os últimos meses

Estamos no início de um novo ciclo. Temos uma Assembleia Legislativa repleta de novas lideranças, com novas ideias, e essa renovação traz um desafio: promover as mudanças que a população espera sem perder de vista as conquistas alcançadas até aqui. Para citar apenas duas delas: o Orçamento Impositivo, que reservou mais recursos do Estado para prefeituras e entidades, e o ciclo de audiências públicas da Lei Orçamentária, que leva para o interior e o litoral as discussões sobre a forma como o governo gasta o dinheiro dos impostos. São dois exemplos claros de conquistas alcançadas em legislaturas anteriores pela Alesp e que devem ser preservadas e aprimoradas.

Os últimos meses foram marcados por muitas discussões no Plenário e nas comissões permanentes da Casa, o que é sempre saudável para a democracia. Quanto mais a gente debate uma ideia, e quanto mais pessoas são envolvidas nesse debate, menores são as chances de erro. Daqui para frente, temos a missão de buscar um equilíbrio, valorizando as ideias dos novos deputados e, ao mesmo tempo, a experiência daqueles que já estão aqui há mais tempo. Se houver respeito e espírito de colaboração nos dois lados, temos tudo para fazer história.

Projetos, legado e futuro

A saúde pública continua sendo uma questão sensível, algo que tem me preocupado muito. Muita gente ainda sofre com falta de vagas para cirurgias e exames em todo o Estado. Nos períodos de crise econômica, como o que vivemos atualmente, a população depende mais do SUS (Sistema Único de Saúde), e as prefeituras, especialmente as de municípios menores, precisam de apoio para fazer frente a essa demanda. Se não, a conta não fecha. Essa é uma luta que exige o envolvimento de todos. Como membro da Comissão de Saúde da Alesp, seguirei trabalhando dia e noite em favor dessa causa.

De maneira mais imediata, esse esforço em defesa da saúde pública inclui também minha atuação como presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Furp (Fundação para o Remédio Popular), que investiga irregularidades na gestão das fábricas de medicamentos do governo do Estado. Ela foi aberta em abril e deverá ser concluída em novembro, mas já levantou importantes questões, como a ociosidade dessas linhas de produção, que custaram milhões aos cofres públicos e não estão atendendo à população como poderiam. Há também o caso de uma PPP (Parceria Público-Privada), assinada em 2013 para produção de remédios, que hoje impõe um prejuízo de R$ 56 milhões por ano ao Estado.

Em outra frente, seguirei com meu trabalho em defesa do desenvolvimento do turismo, setor que já responde por mais de 10% da economia do Estado e que tem gerado cada vez mais oportunidades para os municípios, sobretudo os menores. É um setor com alto potencial de geração de emprego.

Inspiração e referências

Minha grande referência política é meu pai, Jesus Chedid. Foi inspirado em seu exemplo que resolvi ingressar na vida pública, e sigo aprendendo com ele até hoje. Um grande professor que Deus colocou em minha vida. Além de minha principal referência, é também o meu eleitor mais crítico: todos os dias, ele me liga logo cedo cobrando.

alesp