Valorização da Aviação Policial é destaque em Ato Solene


16/08/2019 13:25 | Homenagem | July Stanzioni - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene em Homenagem aos 35 anos de Criação da Aviação Policial e das Unidades Aéreas Públicas do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238216.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238217.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238218.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238220.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238221.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A sexta-feira (16/8) começou de um modo diferente na Assembleia paulista. O deputado Castello Branco (PSL) saiu às 6h da manhã do Campo de Marte, na zona norte da capital, rumo ao Palácio 9 de Julho pilotando um dos aviões da polícia paulista.

Aviador desde 1978, o parlamentar abriu as comemorações do Ato Solene pelos 35 anos de criação da Aviação Policial e das Unidades Aéreas Públicas do Estado. Ele sobrevoou a região do Parque do Ibirapuera e desceu com o helicóptero no estacionamento da Casa legislativa, exaltando assim a importância desse setor das polícias no Estado de São Paulo.

"A alvorada hoje foi às 4h30 da manhã nos helicópteros das polícias civil e militar. A cerimônia visa a valorização da nossa segurança pública que hoje tem nos seus braços alados um dos seus principais vetores. Hoje é dia de uma festa em família", contou.

Esta é a primeira vez que o grupo recebe homenagem na Casa.

O delegado Maurício Freire, supervisor do SAT, Serviço Aerotático Paulista, conta que o monitoramento aéreo no Estado de São Paulo é feito por três vias. "Com o Serviço Aerotático, o GARRA de SP e Grupo Especial de Retomada, que seria a nossa SWAT, o resgate de reféns. Quando a população está em perigo, a gente fala: chama a polícia e quando a polícia está em uma situação de auto risco, em perseguição, em confronto, eles chamam a nossa divisão e em primeiro lugar chega a aeronave e por isso nossas equipes aéreas são fundamentais, pois facilitam a chegada das viaturas e muitas vezes, se solicitado, fazem também a intervenção em solo".

Para o Major Brigadeiro Crepaldi, comandante da Aeronáutica de São Paulo, o uso da aviação na proteção dos habitantes é essencial. "A gente sabe o quanto é importante para a população de São Paulo a questão da segurança, então homenagear esses profissionais que trabalham no dia a dia da neste aspecto é muito importante".

O deputado Delegado Olim (PP) cumprimentou o colega parlamentar pela iniciativa. "Estou aqui há quatro anos e fiz homenagens para polícia civil, delegados, para o GARRA e não para eles, por isso enalteço a ideia do deputado Castello Branco. Eles são os salvadores de pessoas que estão nas ruas e estão todos os dias nas ruas socorrendo as pessoas".

Foram 19 anos como comandante do batalhão aeronáutico e 31 anos dedicados à polícia militar. O Coronel Otacílio Soares fez o primeiro voo no "Águia 1" em 1983. "Naquele ano o índice de insegurança pública estava nas alturas. A polícia com efetivo reduzido tinha dificuldade de conter a situação. A ordem pública estava quebrada. Foi nessa época que o governo começou com a experiência de helicópteros para a diminuição dos crimes. E no primeiro ano tivemos uma redução de 20% das ocorrências", lembrou.

Soares diz que é preciso investir mais em aviação. "Hoje temos um pouco menos da metade do que precisamos. Os EUA têm mais de 2 mil helicópteros em operação policial, nós temos 150 aeronaves no Brasil inteiro para fazer defesa civil, missão aeromédica, combate a incêndio, transporte de órgãos, algo muito aquém também pelas dificuldades financeiras", acrescentou.

Quem também participou da solenidade foi o comandante Hamilton, que circundou a infância e adolescência de muita gente nas tardes de domingo, durante o Programa do Gugu no SBT, trazendo informação da cidade de São Paulo em tempo real.

"Esse trabalho em São Paulo, que é uma cidade muito grande, dá força para os policiais, dá estímulo à tropa que está lá embaixo e mostra a força da polícia", resumiu.

O serviço prestado pelo contingente aéreo foi destacado também pelo deputado Coronel Nishikawa (PSL). "Temos visto várias ações em prol da população: resgate de vítimas, transporte de órgãos, além do policiamento aérea, para que se possa ter a localização mais precisa de marginais em fuga".

Por fim, o comandante da aviação da polícia militar, Paulo Luiz Scachetti, a homenagem desta sexta-feira deixa os policiais ainda mais atentos às suas funções. "Fazemos um serviço diferenciado no atendimento à sociedade paulista. Uma honra e alegria ser reconhecido aqui no parlamento. Isso nos motiva ainda mais para que possamos continuar prestando um serviço de excelência", finalizou.

O agrupamento Radiopatrulha João Negrão é a Unidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo com maior repercussão nacional e internacional. Nela são alocados 438 policiais. Ela conta ainda com 29 aeronaves, sendo 27 helicópteros e 2 aviões.

"Há um resgate dos nossos valores, a história precisa ser lembrada. Estamos trazendo de volta o que a sociedade precisa saber. A polícia militar e a civil prestam um grande serviço à nação, principalmente o setor aéreo. Hoje não se faz nenhuma operação de segurança pública sem eles", acrescentou o deputado Castello Branco.


alesp