Ex-reitor da USP Marco Antônio Zago explica desequilíbrio financeiro da universidade


28/08/2019 17:25 | Gestão das Universidades Públicas | Maurícia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Carla Morando e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José, Arthur do Val e Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238871.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Antônio Zago<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238872.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carla Morando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238873.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238874.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Gestão das Universidades Públicas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238875.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

CPI que investiga irregularidades na gestão das universidades públicas no Estado ouviu na manhã desta quarta-feira (28/8) o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) Marco Antônio Zago.

Durante seu depoimento, Zago ressaltou que o desequilíbrio financeiro da universidade se deveu ao aumento de despesas com excesso de contratação de servidores e aumento de salários dos servidores. Segundo Zago, em sua gestão houve cortes no orçamento, com medidas como suspensão de contratação de pessoal e de obras em andamento, além da diminuição do quadro de funcionários de cerca de 17 mil para 13 mil, devido a um plano de demissão voluntária. O ex-reitor observou também que, apesar da diminuição dos investimentos, a USP é considerada a melhor universidade do Brasil. "Nas universidades surgem as ideias que mudam o mundo. Para isso, é preciso autonomia", declarou.

O deputado Paulo Fiorilo (PT) afirmou que o "depoimento do ex-reitor mostrou que medidas adotadas antes da gestão do Zago levaram a USP a uma grande dificuldade financeira. É preciso aprofundar o cenário com mais detalhes, mais informações."

O presidente da CPI, deputado Wellington Moura (PRB), avaliou como positiva a reunião de hoje. "A oitiva foi muito transparente. Gerou muitos questionamentos que serão indagados para o outro ex-reitor. Se houve falhas de prestação de contas, vamos averiguar."

Além da oitiva, os deputados votaram 21 requerimentos referentes ao andamento da CPI. Estão entre os requerimentos aprovados o envio de extratos bancários da USP do período de 2011 a 2019; a convocação para serem ouvidos na CPI os pró-reitores de pesquisa da USP, Unesp e da Unicamp e envio da relação de viagens patrocinadas pela USP e pela Unesp nos últimos oito anos. A Unicamp já apresentou esses dados para a CPI.

Estavam também presentes os deputados Arthur do Val, Barros Munhoz, Carla Morando, Carlão Pignatari, Daniel José, Mauro Bragato, Rafa Zimbaldi e Valeria Bolsonaro. O ex-deputado Milton Flávio também acompanhou os trabalhos da CPI.

alesp