Confira o bate-papo com o deputado Marcos Zerbini


16/10/2019 18:11 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Marcos Zerbini	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg241114.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Zerbini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Zerbini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Zerbini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Zerbini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de seis meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Marcos Zerbini.

Os últimos meses

Nesta legislatura está acontecendo um acentuamento da divisão do nós contra eles. E não acho que isso contribua em nada para a Casa e nem para o Estado. Estão sendo discutidas muitas questões de cunho pessoal, de costumes, de comportamento ético e moral. O pessoal mais antigo, como eu, está um pouco assustado com essa postura de alguns parlamentares novatos. Do ponto de vista pessoal, eu dialogo com todos os colegas e não tenho problema ou dificuldade de relação, mas eu acho muito ruim quando essa discussão vai ao Plenário.

Eu acho que o Brasil e o mundo estão precisando de pontes e não de muros. E alguns tipos de discussão criam muros e não pontes. Ou começamos a dialogar e procurar o que há de comum entre as pessoas, naquilo que se pode somar, ou iremos caminhar cada vez mais divididos, cheios de ódio e rancor, estimulando a violência. Acredito muito no diálogo.

Projetos, legado e futuro

O que temos buscado é uma relação cada vez mais próxima com o Estado para a criação de políticas que incentivem a habitação popular. Porque o Estado sozinho não resolve um problema tão grave como esse.

Eu acredito que cada vez mais temos que buscar iniciativas que coloquem a sociedade civil e o Estado juntos para procurar soluções. O trabalho que desenvolvemos vai nesse caminho da população se organizar, comprar coletivamente grandes áreas de terra para fazer loteamento de interesse social e conjuntos habitacionais, doando o terreno ao Estado para que ele possa executar as construções.

A ideia é que isso aconteça de uma forma mais célere, em maior grau e maior nível.

Um dos meus principais projetos vai nessa direção e autoriza o Estado a receber terrenos para construção de habitação popular, com ônus de determinar que a demanda para ocupar essas unidades habitacionais seja da entidade que faz a doação ao Estado. O grande problema na capital e nas regiões metropolitanas é encontrar terra, então quando você tem uma entidade, que pode ser um sindicato, uma associação ou uma cooperativa, que cede a área para o Estado, nada mais justo que ela possa determinar qual é a demanda que vai ser atendida pelo programa habitacional. A demanda no sentido de quais as pessoas serão beneficiadas nas unidades. Hoje a legislação diz que aquilo que o Estado produz, por exemplo, a CDHU, tem que ir para sorteio e todas as pessoas se inscrevem. Se esse grupo de pessoas já está contribuindo doando o terreno, nada mais justo que eles sejam os beneficiados. São pessoas que se enquadram dentro das regras determinadas pela CDHU e pela Secretaria de Habitação. Meu projeto está pronto para ser votado na Casa.

Inspiração e referências

A figura essencial da minha vida foi o governador Mário Covas, um exemplo de homem público. O Covas era uma pessoa extremamente polêmica porque sempre foi ele mesmo. Não disfarçava, não usava máscaras. Quando tinha que te xingar e brigar, ele fazia isso e quando tinha que te abraçar, te abraçava.

Eu participo de um movimento da Igreja Católica que se chama "Comunhão e Libertação" e uma das pessoas que mais me inspiram é o seu fundador, o padre italiano Luigi Giussani, e também o atual responsável pelo movimento, o padre Julián Carrón, um espanhol que continua levando à frente esse trabalho. É um movimento da Igreja que tem como base a crença de que Cristo continua vivo no mundo e através das pessoas Ele se manifesta, prestando atenção à realidade e respondendo a ela que fazemos um caminho humano adequado. São pessoas que me inspiram a fazer da vida vocação e serviço.

alesp