CPI faz visita à barragem de Salto Grande


15/10/2019 21:14 | Comissão Parlamentar de Inquérito | Karina Freitas - Foto: Silvia Garcia

Compartilhar:

Dirceu Dalben, Roberto Morais e Rafa Zimbaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Barragem Salto Grande <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Barragem Salto Grande <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Barragem Salto Grande <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Barragem Salto Grande <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as condições da barragem de Salto Grande, no município de Americana, foi ao local para realizar uma visita técnica e ouvir o presidente da CPFL Renováveis, Fernando Mano.

A CPI, que começou discutindo a segurança da barragem, mudou seu foco para as questões ambientais, já que foram constatados altos índices de poluição nas águas da hidrelétrica. Uma média de 18 municípios despejam dejetos no rio Atibaia, gerando um forte odor, além da aparição de plantas aquáticas, aguapé, na superfície.

"Os aguapés vêm da poluição do esgoto que é jogado nesse rio e acaba se proliferando. A companhia vem trabalhando para a remoção mecânica. Nós já retiramos o equivalente a 354 campos de futebol", disse Fernando Mano, que explicou ser necessário ainda um trabalho junto com os municípios para que o problema seja resolvido de forma definitiva.

"Nós vamos encaminhar para as comissões de Ambiente, de Infraestrutura e de Assuntos Metropolitanos, junto com as prefeituras e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para que possamos evitar que esses municípios joguem o esgoto no rio Atibaia", reforçou o deputado Rafa Zimbaldi (PSB).

O deputado Roberto Morais (PPS) defendeu o cuprimento da lei. "Nós vamos fazer um trabalho em conjunto. Vamos envolver outras comissões da Assembleia Legislativa, vamos até o governador, na Secretaria do Meio Ambiente e no Ministério Público para que eles realmente exijam o tratamento de esgoto".

Segundo o deputado Dirceu Dalben (PL), esse problema precisa ser resolvido para que a região possa voltar a ter água em abundância. "Isso trará qualidade para o meio ambiente e também para o turismo de entretenimento, gerando renda para as pessoas e diversão, além de uma maior quantidade de matéria prima, que é a água para gerar mais energia".

alesp