Confira o bate-papo com o deputado Rogério Nogueira


31/10/2019 19:55 | Diga Deputado | Manuela Sá - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Rogério Nogueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg243009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Nogueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Nogueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Nogueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Nogueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestas próximas semanas, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de sete meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com o deputado Rogério Nogueira.

Os últimos meses

Estou no meu quinto mandato e a sensação é de que nos anos anteriores havia professores da política. Não é somente pelo deputado ser bom de plenário ou na presidência de uma comissão. São professores no sentido de terem vindo de prefeituras ou de câmaras municipais entendendo da coisa pública. O entendimento era mais simples e havia mais diálogo com as secretarias e com o governador. O que está acontecendo na Casa agora, com os novos deputados, é que a maioria vem das mídias sociais. Muitos não têm trabalho nas cidades do interior e a briga hoje está meio limitada a ataques e defesas de projetos do governo federal, enquanto as coisas do Estado estão paradas.

Projetos, legado e futuro

Este foi meu primeiro mandato em que já no primeiro ano tive um projeto importante aprovado, a medida proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico no Estado. A ideia é reduzir os danos causados por resíduos sólidos ao meio ambiente. Os canudos plásticos terão de ser substituídos por canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável. Se cada brasileiro utilizar um canudo plástico por dia, em um ano serão consumidos 75.219.722.680 canudos. As pesquisas mostram que mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é de material plástico, que acaba invadindo o mar, prejudicando o habitat natural e a saúde dos animais. Tenho vários outros projetos tramitando, e o que eu gostaria agora é que as propostas que tratam do meio ambiente passem, como a que torna obrigatória a instalação de caixa de gordura nos bares e restaurantes. Tenho outro projeto que obriga os estacionamentos a ter pelo menos 10% das vagas reservadas para moto e que cobrem pelo tamanho dela, não o mesmo que os carros.

Inspiração e referências

Eu tenho uma inspiração na cidade de Indaiatuba, que ganhou como a melhor cidade do Brasil. E quem governou a cidade foi o meu irmão, que tem uma aceitação da população de 90%. Lá é outro mundo. Nas escolas municipais todas as crianças têm tablets e computadores, e quando você vai às escolas do Estado, você se assusta.

Também acredito no atual governo do Estado e tenho esperança de que será um mandato bom para todos nós. O governador João Doria vem à Alesp todos os meses e resolve as coisas, liga para os secretários da mesa de reunião. Acredito que essa postura vá melhorar muito o andamento da Casa.

alesp