Tráfico de pessoas é debatido em audiência pública virtual da Assembleia Legislativa paulista

Comitês regionais de enfrentamento encontram-se fechados em todo o Estado de São Paulo
02/07/2021 12:10 | Evento | Lucas Cheiddi - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Audiência Pública - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270095.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270096.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Priscila Siqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270097.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barry Wolfe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270098.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Verônica Fortunato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270099.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Verônica Pires<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270100.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lúcio Alvarenga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270101.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernanda <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270102.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Audiência Pública - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Audiência Pública - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Audiência Pública - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2021/fg270105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Audiência pública virtual organizada pela deputada Márcia Lia (PT) nesta quinta-feira (1º/7) discutiu o enfrentamento ao tráfico de pessoas no Estado de São Paulo e reuniu operadores do direito, especialistas no tema e representantes de ONGs e da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.

"É um tema muito importante e difícil. Temos percebido que esse crime atinge, em sua maioria, mulheres cis e trans, e tem como finalidade a prostituição internacional e retirada de órgãos. Nossa intenção é dialogar com órgãos do Estado de São Paulo para que possamos novamente ter um comitê na região do litoral norte, que já existiu, mas foi desativado", disse a parlamentar, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos do Parlamento paulista.

Especialista em tráfico humano internacional, o advogado escocês Barry Wolfe, que trabalhou quase 4 anos gratuitamente para transexuais, chama a atenção para a situação ainda mais preocupante dessa comunidade. "A profissional de sexo mulher pode ser enganada ou coagida, achando que irá cumprir outra tarefa. No caso de tráfico humano, as trans, muitas vezes, escolhem esse destino. Elas não se veem como vítimas, veem como uma oportunidade", afirmou.

A jornalista e pesquisadora Priscila Siqueira, autora do livro "Tráfico de pessoas: Quanto vale o ser humano na balança comercial do lucro?", destaca que a situação na região do litoral norte do Estado de São Paulo é crítica, pois a desigualdade social é gritante. "Temos gente chegando de helicóptero e gente passando fome. Isso abre espaço para que o crime aconteça, e o trabalho dos comitês de enfrentamento, que estão fechados, são fundamentais", disse.

A representante do núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Verônica Freire, diz que a retomada dos comitês regionais está em processo ativo. "São ao todo 14 comitês. Não somente o do litoral norte, mas os de todo o estado estão em retomada. Nós sabemos que a vulnerabilidade de mulheres e meninas, que são quem mais sofre com esse problema, aumentou durante a pandemia", afirmou.

Para que se alcance níveis desejados de segurança pública, a população brasileira, como um todo, tem o dever de lutar contra o crime. É o que destaca o delegado e policial Múcio Alvarenga. Com 36 anos de carreira, ele defende que a polícia é uma ferramenta ativa na investigação de delitos, mas não na causa do problema. "Precisamos da organização de toda a sociedade civil para que o crime seja combatido na raiz, não adianta achar que a polícia é quem deve realizar essa tarefa", explicou.


alesp