Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras da Alesp se reúne com secretária nacional

Atividade organizada pela deputada Valéria Bolsonaro abordou políticas públicas para pessoas com deficiência
08/09/2021 17:25 | Legislativo paulista | Lucas Cheiddi - Foto: Otávio Roberto

Compartilhar:

Frente Parlamentar de doenças raras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Priscilla Gaspar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeria Bolsonaro e Priscilla Gaspar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Frente Parlamentar de doenças raras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de doenças raras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de doenças raras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273445.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de doenças raras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de doenças raras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de doenças raras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Integrantes da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo acompanharam, nesta quarta-feira (8/9), uma apresentação sobre políticas públicas para pessoas com deficiência oferecida pela secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar. Participaram ainda da atividade vereadores de municípios paulistas interessados no tema.

A Frente é coordenada pela deputada Valéria Bolsonaro (sem partido). "Agradeço a quem pôde comparecer e à Priscilla Gaspar. A causa dela é a minha causa, e tenho certeza de que vamos fazer uma excelente parceria, trazendo visibilidade, ajuda e, principalmente, dignidade para essa população que ficou tanto tempo à margem da sociedade. Essa é a nossa bandeira e fico feliz em ter pessoas nessa parceria", disse a deputada.

Priscilla é deficiente auditiva e se comunica através de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ela conta com o auxílio de um assessor bilíngue. Para ela, mostrar as ações da secretaria é uma forma de alertar os municípios e realizar parcerias que desenvolvam políticas públicas para as pessoas com deficiências. Por isso, acredita ser essencial o trabalho da Assembleia Legislativa paulista.

"Sou de São Paulo e sei da importância dessa Assembleia. Também sou secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que faz parte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Esse ministério faz um incansável trabalho na pauta de deficiência e doenças raras", afirmou.

As competências da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência são: coordenar os assuntos, as ações governamentais e as medidas referentes a esse grupo; coordenar ações de prevenção e eliminação das formas de discriminação contra esse grupo e propiciar sua inclusão na sociedade; e orientar e acompanhar medidas de promoção, garantias e defesas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Além das já citadas, a secretária também afirmou que facilitação na educação, fomento à adoção de crianças com deficiência e oferta de cursos gratuitos para servidores públicos sobre as necessidades de acessibilidade estão presentes na sua pauta. A secretaria atua por meio de cartilhas informativas, programas e projetos.

"Nosso objetivo é a diminuição até a erradicação do preconceito contra pessoas com deficiência. E a melhor forma para isso é a educação e empatia, para que as pessoas entendam as barreiras das pessoas com deficiência. Ampliar a informação é sempre necessário", disse.

Para diminuir os impactos da Covid-19, especialmente a essa população, a secretaria desenvolveu cartilhas para orientar e facilitar as condutas. Como é o caso das cartilhas "Como sacar o auxílio emergencial" e "Orientações de brincadeiras para famílias com crianças com TEA" - transtorno do espectro autista.

Os participantes do evento afirmaram que a iniciativa da Alesp é necessária para levar informação e parceira aos municípios do Estado. Na opinião da deputada Valéria Bolsonaro, eventos como esse são parte da transformação. "Quero agradecer imensamente a força que esse Ministério faz junto as suas Secretarias e a nossa parceria. Isso me incentiva a realizar esse trabalho", disse.


alesp