ILP ENCERRA CURSO SOBRE ANÁLISE DO IMPACTO LEGISLATIVO DISCUTINDO A SUA RELAÇÃO COM O CONTROLE JUDICIAL E A RESPONSABILIZAÇÃO POLÍTICA.
01/10/2021 14:12 | on-line | Rafael Ferreira de Sousa
Para finalizar o curso sobre Análise de Impacto Legislativo, o Instituto do Legislativo Paulista recebeu as conferencistas Maria Nazaré Lins Barbosa e Telma Rocha Lisowski para falar sobre a AIL como instrumento para o controle judicial e para responsabilização política. A transmissão ocorreu nesta terça-feira, dia 28 de setembro, e está disponibilizada na íntegra, bem como os encontros anteriores.
A apresentação ficou por conta da analista legislativa do ILP, Paula Schneider, que, após contextualizar o tema do mais recente e último encontro, passou a palavra para uma das organizadoras do curso, Renata Villela, que apresentou as palestrantes.
Maria Nazaré começou as exposições demonstrado que a sua experiência como procuradora-chefe da Câmara Municipal de São Paulo teria muito a acrescentar ao tema. A palestrante trouxe alguns dados colhidos a partir de um estudo sobre o cenário legislativo de São Paulo, feito entre o ano 2000 e o ano de 2020, segundo o qual o munícipio contou, nos últimos 20 anos, com 4577 leis editadas, sendo a sua maioria considerada de baixa complexidade. Desse apanhado de leis, a procuradora pôde demonstrar algumas outras subclassificações, como o número de leis que foram editadas ou anuladas por ações diretas de inconstitucionalidade.
Telma Lisowski baseou a sua explanação no conceito de responsabilização política, dizendo, inclusive, que a plena representação política não existe sem que haja responsabilidade. Lembramos que o nosso Dicionário de Conceitos Políticos define representação política como um mecanismo que visa assegurar a participação do povo no poder, sem exercê-lo diretamente. A palestrante também subdividiu o conceito em dois tópicos: responsividade e responsabilização. O primeiro conceito, conforme o que foi dito por Lisowski, diz respeito ao que pode ser respondido de maneira rápida e adequada, enquanto o segundo se relaciona à qualidade que arca com as consequências dos seus próprios atos.
A debatedora seguiu ramificando o termo responsabilização em dois outros conceitos: vertical e horizontal, sendo aquele relacionado à soberania hierárquica do povo em relação aos seus representantes políticos e este relacionado à responsabilização de um órgão por outro órgão. Ela também frisou a importância de o processo de análise de impacto ser continuo, para que efetividade de uma lei seja assegurada.
Por fim, Renta Villela, Carmen Silva e Alexandre Cunha se juntaram às palestrantes para dar segmento a um debate acerca do tema. Esta última parte também contou com a participação dos espectadores por meio do bate-papo que acompanhou a transmissão.
Para conferir o evento na íntegra, acesse o endereço : https://www.youtube.com/watch?v=-BstHAIhTzY&t=5165s
Endereço para o Dicionário de Conceitos Políticos do ILP: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/bibliotecaDigital/24369_arquivo.pdf.
Notícias relacionadas
- CICLO ILP+IPT DE CIÊNCIA APLICADA, TECNOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS INICIA PROGRAMAÇÃO DE 2023
- LANÇADO NOVO NÚMERO DOS CADERNOS DO ILP
- Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promove seu primeiro curso de 2023
- INSTITUTO DO LEGISLATIVO PAULISTA LANÇA O PROJETO SISPELegis
- ILP PARTICIPA DO 5º CONEXIDADES E APRESENTA O PROJETO SISPELegis
- ILP DÁ PROSSEGUIMENTO AO PROJETO "SISTEMA PAULISTA DE ESCOLAS DO LEGISLATIVO"
- ALESP e ILP PARTICIPARÃO DO 5º CONEXIDADES
- Avanços socioeconômicos dos municípios paulistas - indicadores sintéticos recentes (IPRS - IDM)
Notícias mais lidas
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Servidores de Louveira em greve denunciam terceirização e confisco de aposentadoria
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2027 e reajuste do mínimo paulista
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Ato solene e exposição fotográfica celebram Grande Guerra Patriótica Soviética na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações