Especialistas debatem a reforma do ensino médio em ato solene

Professores de universidades públicas e particulares criticaram a reforma educacional, que entrará em vigor em 2022
26/10/2021 14:31 | Ato Solene | Lucas Martins - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene: Educação no Brasil - Perspectivas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276996.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurici<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evaldo Piolli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Branca<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg276999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Vitor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene: Educação no Brasil - Perspectivas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2021/fg277001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em ato solene realizado em ambiente virtual nesta segunda-feira (25/10), organizado pelo deputado Maurici (PT), parlamentares e educadores debateram as perspectivas para o sistema educacional brasileiro a partir da reforma do ensino médio proposta pelo Governo Federal.

O "Novo Ensino Médio" foi aprovado em 2017 através da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir de 2022, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será alterada, assim como a carga horária. A mudança pretende ofertar novas possibilidades aos estudantes, como foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

O responsável pela solenidade agradeceu a presença de todos e destacou a importância do tema. "Esse é o nosso terceiro encontro em que estamos dialogando sobre essa questão. Esse debate é fundamental porque define um projeto de país", disse.

Evaldo Piolli, professor efetivo do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (Depase) da Unicamp, acredita que o "Novo Ensino Médio" seja parte de um projeto do Governo Federal de reformas, que, segundo o docente, são maléficas para o país. "A reforma do ensino médio vai dialogar com a reforma trabalhista, com a reforma da previdência e com a PEC do teto de gastos. Essa reforma, portanto, integra esse projeto amplo de formação de capital humano, que engendra uma ideia de profissionalização", falou.

A doutora em educação e professora da PUC-SP, Branca Ponce, concordou com Piolli e criticou a priorização do currículo profissional na reforma do ensino médio. "Com esse modelo, a gente acelera a formação de capital humano e atropela uma educação que caminha em direção à cidadania", disse.

Por fim, Victor Grampa, professor universitário e ex-presidente da Comissão Nacional do ProUni no Ministério da Educação, afirmou que o "Novo Ensino Médio" pretende alienar os estudantes ao alterar a grade curricular e voltar o foco para o desenvolvimento técnico e profissional. "É fomentada uma formação que tem como objetivo a entrada dos sujeitos no mercado de trabalho, garantido instrumentos formais de participação democrática, mas, aos poucos, a potencialidade de transformação política é minada", falou.


alesp