Aprovada pela Alesp, lei que inclui símbolo do autismo no atendimento prioritário completa 4 anos
08/06/2022 16:25 | Aniversário de Lei | Matheus Batista - Foto: Pixbay e Larissa Navarro



Hoje presente em todos os postos de atendimento e transportes públicos do Estado, o símbolo universal do autismo passou a ser incluído junto aos demais ícones preferenciais a partir da Lei 16.756/18, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo há 4 anos. A medida foi adotada para garantir um direito há muito tempo negligenciado.
O atendimento prioritário foi criado no Brasil com a Lei federal 10.048 de 2000. A norma determina que pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos tenham prioridade em serviços públicos.
Já o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi adotado pela comunidade mundial em 1999. Representada por uma fita com estampa que remete a um quebra-cabeça, a peça simboliza a diversidade das pessoas que convivem com o autismo e é utilizada para demonstrar apoio à causa e informar a sociedade sobre os direitos destas pessoas.
Além do quebra-cabeça, outro símbolo utilizado pela comunidade autista para designar o TEA é o logotipo da neurodiversidade, representado pelo símbolo do infinito nas cores do arco-íris.
A estimativa de quantas pessoas possuem o TEA no mundo é amplamente discutida e, no Brasil, não há estudo estatístico recente que indique a prevalência atual de diagnósticos. O último documento divulgado pela OMS afirma, no entanto, que uma a cada 160 crianças são autistas.
"Com uma população tão representativa é fundamental que o Estado tenha leis que os defendam e proporcionem condições igualitárias de convívio em sociedade", afirmou o deputado Roberto Morais (Cidadania), autor da lei que criou a Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo.
Atendimento prioritário
Em 2012, foi sancionada a Lei federal 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A lei ganhou o nome da ativista pelos direitos dos autistas e coautora da proposta, Berenice Piana.
Dentre as determinações da Política Nacional, estava o artigo que especificava que pessoas com o TEA teriam todos os mesmos direitos previstos por lei para o grupo de indivíduos com deficiência.
Apesar da lei federal em vigor, a Alesp identificou a necessidade da criação de uma norma que garantisse os direitos dos autistas no Estado e, em 2018, aprovou a proposta que torna obrigatória a inclusão do símbolo do autismo junto aos demais símbolos de atendimento prioritário.
Os postos de serviços, agências bancárias e transportes coletivos tiveram até o final de 2020 para se adequar a lei.
Ações da Alesp
Aprovada pela Assembleia Legislativa no ano passado, a Lei 17.353/21, de autoria do deputado Roberto Morais, institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Autismo. "Nós criamos a Semana do autismo com o objetivo de dar espaço para debater o assunto e para que a sociedade continue buscando os melhores caminhos. Entendemos que é possível que o Estado amplie a sua responsabilidade em dar assistência a essas necessidades", afirmou o parlamentar.
Em tramitação na Alesp, o Projeto de Lei 238/22, proposto pela deputada Adriana Borgo (Agir), estabelece penalidades administrativas para quem discriminar pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Para a deputada, é preciso "fiscalizar a efetiva aplicação das leis, acolhendo as famílias que tem crianças e familiares com TEA e principalmente fazendo valer os direitos, não só das crianças com TEA, mas de todos os deficientes".
"Muito dos nossos profissionais da rede pública estão preparados, mas o que nos falta é recurso, estrutura e também efetivo humano para atendimento, que na rede pública ainda é muito pequeno perto da demanda necessária", afirmou Adriana Borgo.
Notícias relacionadas
- Instituído pela Alesp, Disque Denúncia completa 25 anos; 181 registrou 315 mil denúncias desde 2021
- São Paulo celebra Dia da Música, expressão artística que inspira e move o estado
- Lei que garante atendimento especial às vítimas de violência sexual no estado completa 15 anos
- Com foco na segurança, Alesp cria Lei para impedir acidentes com linha de pipa com cerol
- Com Lei da Alesp, Estado de São Paulo busca consolidar política e legislação sobre drogas
- Aprovado pela Alesp, Protocolo Individualizado de Avaliação favorece aprendizagem de autistas em SP
- Leis para combate a incêndios florestais aprovadas pela Alesp completam um ano em vigor no Estado
- Lei que obriga condomínios a denunciarem casos de violência doméstica completa um ano
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações